Início » Doenças » Policitemia Vera – O que é, Causas e Tratamentos!

Policitemia Vera – O que é, Causas e Tratamentos!

Policitemia Vera – O que é, Causas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, a Policitemia Vera é um câncer de sangue de crescimento lento em que sua medula óssea faz muitos glóbulos vermelhos. Essas células em excesso engrossam seu sangue, diminuindo seu fluxo.

Eles também causam complicações, tais como coágulos sanguíneos, que podem levar a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. A Policitemia Vera não é comum. Geralmente, desenvolve lentamente, e você pode ter isso por anos sem saber.

Policitemia Vera

Muitas vezes, a condição é encontrada durante um exame de sangue feito por outro motivo. Sem tratamento, a Policitemia Vera pode ser fatal. Mas cuidados médicos adequados podem ajudar a aliviar sinais, sintomas e complicações desta doença. Ao longo do tempo, em alguns casos, existe o risco de progredir para câncer de sangue mais grave, como a mielofibrose ou leucemia aguda. Então, confira agora Policitemia Vera – O que é, Causas e Tratamentos:

Principais Causas: Vera é um grupo de câncer de sangue conhecido como neoplasmas mieloproliferativos. Ocorre quando uma mutação em um gene causa um problema com a produção de células sanguíneas. Normalmente, seu corpo regula o número de cada um dos três tipos de células sanguíneas que você tem – glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Mas em Policitemia Vera, sua medula óssea faz muitas células sanguíneas.

A mutação que causa a Policitemia Vera é pensada para afetar um interruptor de proteína que diz que as células crescem. Especificamente, é uma mutação na proteína (JAK2). A maioria das pessoas com Policitemia Vera tem essa mutação. A causa da mutação não é conhecida, mas geralmente não é herdada.

Os Principais Sintomas: Muitas pessoas com Policitemia Vera não têm sinais ou sintomas. Outros podem ter:

  • Comichão, especialmente após um banho ou banho quente:
  • Dor de cabeça:
  • Tontura:
  • Hemorragias ou hematomas, geralmente menores:
  • Fraqueza:
  • Fadiga:
  • Visão embaçada:
  • Suor excessivo:
  • Doloroso inchaço de uma articulação, muitas vezes o dedo grande:
  • Falta de ar:
  • Engelhamento, formigamento, queimação ou fraqueza nas mãos, pés, braços ou pernas:
  • Um sentimento de plenitude ou inchaço na parte superior do abdômen devido a um baço ampliado:
  • Febre:
  • Perda de peso inexplicada:

Tratamento: A Policitemia Vera é uma condição crônica que não pode ser curada. O tratamento concentra-se na redução da sua quantidade de células sanguíneas. Em muitos casos, o tratamento pode reduzir o risco de complicações da Policitemia Vera e aliviar os sinais e sintomas.

O tratamento Pode Incluir: Tirando sangue das veias. Tirar sangue de suas veias em um procedimento chamado flebotomia geralmente é a primeira opção de tratamento para pessoas com Policitemia Vera. Isso reduz o número de células sanguíneas e diminui o volume de sangue, tornando mais fácil o funcionamento do sangue. Com que frequência você precisa de flebotomia depende da gravidade da sua condição.

Baixa Dose de Aspirina: O seu médico pode recomendar que tome uma dose baixa de aspirina para reduzir o risco de coágulos sanguíneos. As doses baixas de aspirina também podem ajudar a reduzir a dor ardente nos pés ou nas mãos.

Medicação Para Diminuir as Células Sanguíneas: Para as pessoas com Policitemia Vera que não são ajudadas pela flebotomia sozinha, medicamentos, como a hidroxiureia (Droxia, Hydrea), para suprimir a capacidade da medula óssea de produzir células sanguíneas podem ser usados.

Interferão alfa pode ser usado para estimular seu sistema imunológico para combater a superprodução de glóbulos vermelhos. Pode ser usado para pessoas que não respondem bem à hidroxiureia. Está sendo estudado em ensaios clínicos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.