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Dicas de Saúde Distúrbios Gastrointestinais

Os 7 Hábitos que Ajudam a Combater o Refluxo

Os Hábitos que Ajudam a Combater o Refluxo de forma natural e saudável. Além disso, apesar de ser uma doença que atinge inúmeras pessoas ao redor do mundo, nem sempre as vítimas vão em busca de tratamento, justamente por considerarem um problema comum. Entretanto, o refluxo pode atrapalhar até mesmo as atividades mais corriqueiras, uma vez que gera incômodos contínuos, comprometendo a qualidade de vida. Então, que tal conhecer maneiras práticas de afastar essa sensação de “vai e vem”?

refluxo tratar

Hora de Detectar: Antes de começar a mudar os seus hábitos em busca de maior bem-estar, é fundamental procurar orientação médica, a fim de obter uma avaliação precisa sobre o quadro apresentado. O diagnóstico correto dos distúrbios motores do esôfago e a medicação adequada por tempo determinado é uma das maneiras de tratar o refluxo. Agora, confira Os 7 Hábitos que Ajudam a Combater o Refluxo.

Alimentação em Foco: Alimentação saudável é uma dos principais hábitos que ajudam a combater o refluxo. Além disso, que frutas, legumes e verduras são benéficos para a saúde não é novidade, certo? Contudo, o que talvez nem todas as pessoas saibam é que manter uma alimentação equilibrada também ajuda quando o assunto é distúrbios gástricos. O consumo de produtos gordurosos e industrializados pode aumentar até mesmo as chances de desenvolvimento de câncer de estômago. Exatamente por isso que a palavra-chave para manter o bem-estar é moderação, dando preferência aos ingredientes naturais.

Mastigue Bem os Alimentos: Mastigar bem os alimentos é uma das formas naturais que ajudam a combater o refluxo. Além disso, se você é daquelas pessoas que comem rápido demais, sem dar atenção à mastigação, cuidado! Essa atitude é capaz de causar os mais variados problemas gastrointestinais, uma vez que a falta de mastigação correta passa a sensação de menor saciedade, contribuindo para que o consumo de alimentos seja maior, o que contribui com a azia. É com a mastigação que o mecanismo de saciedade é acionado, fazendo, portanto, com que a ingestão calórica seja mais equilibrada durante a alimentação. Se a pessoa se alimenta com calma, é ativado o mecanismo de saciedade e, com isso, ela se satisfaz com uma menor quantidade de alimento.

Mantenha Uma Rotina: Ter sempre uma rotina é um hábito que ajuda a combater o refluxo. Sabe aquela história de que é preciso se alimentar a cada três horas? Isso não é apenas “papo de nutricionista”, pois esse costume garante que doenças oportunistas fiquem longe. Isso porque, ao passar muitas horas com o estômago vazio o suco gástrico se acumula e pode voltar, irrigando o final do esôfago – caracterizando o conhecido refluxo. Então, o ideal é fazer pequenos lanches entre as refeições principais, consumindo frutas ou barras de cereais, por exemplo.

combater o refluxo

Livre-se de Vícios: Livrar-se dos vícios é uma forma saudável que ajuda a combater o refluxo. Além disso, um cigarro carrega mais de 4 mil substâncias tóxicas, ou seja, ele é garantia de problemas. Além de ser o responsável por doenças pulmonares, também facilita o surgimento do refluxo, pois a nicotina presente no produto causa a diminuição da contração do estômago, dificultando o processo digestivo. Ter uma dieta pobre em gorduras e evitar o consumo de álcool ou de cigarro protege o organismo contra problemas gastrointestinais.

Faça as Pazes Com a Balança: Além de prevenir doenças como infarto, diabetes e colesterol alto, o controle do peso também é fundamental na hora de afastar a sensação de azia e ajuda a combater o refluxo. Isso acontece porque o sobrepeso aumenta a pressão no abdômen e no estômago, fazendo com que o suco gástrico passe com maior facilidade para o esôfago.

Durma Bem: Dormir bem é um dos hábitos que ajudam a combater o refluxo. Espere duas horas para se deitar após fazer sua refeição. Essa atitude protege o organismo contra o refluxo, pois ao ficar na horizontal, a pressão dentro do abdômen aumenta de maneira natural. Caso a pessoa esteja de barriga cheia e já tenha predisposição ao refluxo, o risco do alimento passar do estômago para o esôfago é maior.

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