Início » Doenças » Os 6 Principais Sintomas da Hanseníase!

Os 6 Principais Sintomas da Hanseníase!

Os Principais Sintomas da Hanseníase que todos devem ficar atentos. Além disso, a Hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa crônica que afeta primariamente os nervos periféricos, trato respiratório superior, olhos e mucosa nasal. A doença é causada pela bactéria conhecida como Mycobacterium leprae (M. leprae). Então, confira Os 6 Principais Sintomas da Hanseníase:

Hanseníase

O que é Hanseníase: Hanseníase (também conhecida com lepra, morfeia, mal de Hansen ou mal de Lázaro) é uma doença infecciosa e contagiosa que afeta principalmente a pele, os olhos e os nervos.

Possui alta infectividade e baixa patogenicidade – isto é, infecta muitas pessoas, no entanto, poucas adoecem. É uma das doenças conhecidas há mais tempo, havendo menções a ela na China, no Egito e na Índia, 1350 anos antes de Cristo.

Em virtude de ter sido incurável durante longo tempo e das deformações corporais que causava, a lepra foi tida durante séculos como uma doença repugnante. Considerada na Antiguidade como castigo dos deuses, os doentes eram recolhidos em leprosários, onde ficavam em completo isolamento, até morrerem. Até hoje, embora agora injustificadamente, a Hanseníase é cercada de tabus e preconceitos, sobretudo em meios sociais menos esclarecidos.

Sintomas da Hanseníase: Os sintomas da Hanseníase incluem:

Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Como Prevenir a Hanseníase: A melhor maneira de prevenir a Hanseníase é levar os familiares e pessoas próximas a um doente a fazerem um exame preventivo. A fisioterapia é uma eficiente contribuição à prevenção das incapacidades causadas pela Hanseníase.

A BCG, uma vacina que faz parte do calendário de vacinação infantil, ajuda a proteger contra a Hanseníase. Quando uma pessoa em um domicílio tem hanseníase, todos os moradores devem procurar o posto de saúde para exame clínico e aplicação desta vacina.

Tratamento Para Hanseníase: A Hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da Hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poli quimioterapia.

Técnico em informática, Cursando Sistema em informação, hábil em seo, estrutura de dados, e apaixonado por musculação, boa alimentação e bem estar. Buscando sempre informação de forma segura com profissionais qualificados no assunto.