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Dicas de Saúde

Os 3 Benefícios da Atividade Física Para Quem tem Diabetes

Os Benefícios da Atividade Física Para Quem tem Diabetes tipo 1 e tipo 2. Além disso, mesmo para aqueles que já desenvolveram tais doenças, a atividade física em algum momento da evolução do paciente vai fazer parte do tratamento. Especificamente em relação ao diabetes, o exercício físico melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos, reduzindo muitas vezes as doses dos medicamentos utilizados e ajudando a prevenir problemas associados ao diabetes, como alterações na retina, vasos sanguíneos, nervos, rins e coração.Num trabalho recente realizado no Centro Médico Universitário de Leiden, na Holanda, foi comprovada, através de ressonância magnética, uma redução da gordura ao redor de órgãos como coração, fígado e rins em 12 pacientes com Diabetes tipo 2 (quando não há necessidade do uso de insulina para o controle da doença) secundária ao exercício físico.

A redução deste tipo de gordura está associada a uma menor ocorrência de complicações do Diabetes como o infarto do miocárdio. É importante que o diabético converse com seu endocrinologista sobre os exercícios que já realiza ou pretende iniciar, pois muitas vezes serão necessários ajustes na dosagem de insulina e dos medicamentos orais comumente utilizados. Então, confira agora Os 3 Benefícios da Atividade Física Para Quem tem Diabetes:

Benefício da Atividade Física Para Quem tem Diabetes: Atividades físicas devem fazer parte da rotina do diabético, porém precisam de carga extra de atenção. O crescente número de pessoas sedentárias têm alarmado cientistas do mundo todo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 39% dos adultos ao redor do globo, com idades acima de 18%, estavam acima do peso em 2014.

A falta de exercícios é responsável pelo risco de desenvolver doenças cardiovasculares, câncer de mama e cólon e Diabetes tipo 2. Para quem já possui o Diabetes, as atividades tornam-se ainda mais necessárias: “os exercícios, desde que feitos de forma regular e com intensidade moderada, são sempre aliados do diabéticos, pois diminuem a resistência à ação da insulina”. Porém, quais são as recomendações para aproveitar os treinos sem afetar o controle da glicemia?

Atividade Ideal: O Diabetes sozinho não impede que o indivíduo se exercite – caso a doença esteja controlada. Entretanto, devido ao risco de descontrole na glicemia ser mais frequente em diabéticos, é necessário uma avaliação prévia. Principalmente em casos que o diabetes caminha com hipertensão, obesidade e colesterol alto, por exemplo.

“Os exercícios somente não serão indicados quando o diabetes estiver descompensado, o que, na maioria dos casos, pode haver alguma adaptação bem orientada por um profissional especializado”. Quando positiva, a atividade física estimula a produção de insulina, em alguns casos na qualidade de vida do paciente, em ambos os casos. “O ideal é unir uma atividade resistida (musculação, por exemplo) com uma atividade aeróbica (caminhada, bike, transport e etc)”.

Para Dar Energia: Os carboidratos são essenciais para gerar energia suficiente para treino, porém diabéticos precisam ter um consumo moderado desses nutrientes. A nutróloga Silvia recomenda que antes e depois do exercício o diabético consuma alimentos que promovam uma liberação gradual de energia, como os integrais, para evitar riscos de uma hipoglicemia.

Ela ainda destaca “se necessário, deve-se suplementar carboidratos de lenta absorção durante o exercício. No caso de uma hipoglicemia repentina, o ideal é ingerir algo ele rapidamente a glicose plasmática”. “Durante o exercício o diabético deve tomar cuidado para não ter uma queda brusca de glicemia. Sendo assim, ele deva ficar atento aos seus sintomas, como tontura, visão escurecida, mal-estar e dor de cabeça”.

Suplementação Pode: Diabéticos podem fazer uso de suplementos, mas é importante ressaltar que, independentemente de quais eles sejam, não devem ser tomados sem conhecimento medico. “O uso pode ser prejudicial se feito em dose elevada e a avaliação médica é fundamental nesse contexto”. Segundo o profissional, a ingestão indiscriminada daqueles que contenham carboidratos pode desregular a glicemia e o excesso de proteicos, como Why, tende a afetar os rins.

Não Puxe Peso Demais: Caso não seja feito de acordo, os exercícios podem causar diferentes problemas ao organismo do diabético:

  • Hipoglicemias ou hiperglicemias: Ocorrem quando a dose da medicação não está adequada ou a alimentação não é balanceada. por isso recomenda-se medir a glicemia antes e depois do exercício. Se a taxa de açúcar no sangue, antes da prática, for inferior a 100mg/dL, deve ser ingerido 15g a 20g de carboidrato de absorção rápida (como, por exemplo, uma tapioca pequena). Em caso de hiperglicemia, em que a taxa é maior que 300mg/dL, é recomendado adiar a atividade.
  • Neuropatia periférica: Devido ao atrito durante as atividades, é necessário que o diabético fique atento a qualquer lesão nos pés. Se isso ocorrer, dê preferencia às atividades sem impacto na região, como natação, bicicleta ou remo.

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