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Dicas de Saúde Dieta e Nutrição

Os 18 Benefícios da Berinjela Para Saúde

Os Benefícios da Berinjela Para Saúde são variados e eficazes. Além disso, a Berinjela possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. A Berinjela é um dos legumes mais conhecidos e mais apreciados na culinária brasileira originaria do continente asiático, a Berinjela foi trazida para o nosso pais pelos imigrantes, e aqui se adaptou bem as condições de nosso solo e nosso clima.

A Berinjela é um alimento acessível, encontrado facilmente nas feiras, rende mil e uma receitas deliciosas e, o melhor, faz muito bem à saúde. Cheio de vitaminas e nutrientes essenciais, o legume protege o coração, desintoxica o corpo, combate o inchaço e até reduz o risco de câncer. Quer mais benefícios? Seja ao natural, em pó, cápsula ou farinha, a Berinjela ainda ajuda a diminuir o colesterol. Mas é bom lembrar que, mesmo consumindo o alimento no dia a dia, ele não pode substituir qualquer medicamento, certo? Nas páginas seguintes, nossa equipe revelou tudo de melhor que a Berinjela pode oferecer, além de cardápio e receitas de dar água na boca.

A Berinjela é um alimento capaz de proteger o organismo contra doenças graças aos inúmeros nutrientes contidos em sua composição. Mas será que você já conhece todos eles? Abaixo, confira uma lista que explica como cada um beneficia a sua saúde. Então, confira Os 13 Benefícios da Berinjela Para Saúde:

Benefícios da Berinjela Para Saúde do Coração: Os benefícios da Berinjela para o coração estão concentrados em sua casca, que é rica em antocianinas, pigmentos naturais responsáveis pela sua coloração escura. Tais substâncias, nasunina e delfinidina, mais especificamente trabalham contra o acúmulo de gorduras que entope as artérias. Isso porque elas reduzem a proporção do chamado colesterol ruim no sangue.

A Berinjela é Rica em Vitamina A: Essa vitamina impede os danos causados pelos radicais livres no organismo. Isso influencia a saúde das artérias que, livres de oxidação, deixam o sangue fluir sem obstáculos. Com seu efeito antioxidante, a vitamina A também contribui para a regeneração da pele, a diminuição de manchas e o tratamento de acne.

A Berinjela é Rica em Vitamina B1: Também chamada de tiamina, a vitamina B1 atua no metabolismo de carboidratos e gorduras, sendo essencial para a liberação de energia.

Benefícios da Berinjela Para Controlar o Colesterol: A Berinjela possui principíos ativos que ajudam a controlar o colesterol. Para um adulto saudável, o ideal é que o índice de colesterol total esteja abaixo de 200mg/d1, com o LDL abaixo de 130mg/dl. Quanto ao HDL, deve estar acima de 40mg/d1 nos homens e 50mg/ dl nas mulheres. A Berinjela ajuda a regular os níveis do colesteol.

A Berinjela é Rica em Vitamina B2: Conhecida como riboflavina, essa vitamina combate o envelhecimento de vários órgãos do corpo, como o coração. Por isso, é importante para a prevenção de doenças cardiovasculares.

A Berinjela é Rica em Vitamina C: Com forte poder antioxidante, a vitamina C é uma grande aliada no combate aos radicais livres, que acarretam o envelhecimento precoce das células e, consequentemente, a diversas doenças como o câncer.

A Berinjela é Rica em Cálcio: É uns dos minerais mais abundantes no organismo: 99% dele estão armazenados nos ossos e dentes. O restante está envolvido na coagulação do sangue, na regulação dos batimentos cardíacos e na transmissão de impulsos nervosos entre os neurônios. Juntamente com o fósforo, o cálcio é importante componente estrutural.

Benefícios da Berinjela para combater o Câncer: A casca da Berinjela fornece importantes fitoquímicos, em especial as antocianinas, os fitoquímicos (compostos bioativos presentes nas frutas e vegetais) vêm sendo largamente estudados pela sua ação protetora e antioxidante. De quebra, as antocianinas ainda evitam o acúmulo de colesterol LDL, um perigo extra Para quem sofre de problemas cardiovasculares.

A Berinjela é Rica em Cobre: Esse mineral ajuda na formação de ossos, hemoglobina e hemácias. Também funciona em equilíbrio com o zinco e a vitamina C para formar colágeno e elastina, proteínas que dão sustentação a pele.

A Berinjela é Rica em Fibras: Elas passam pelo organismo praticamente sem serem absorvidas. Por isso, proporcionam maior saciedade, ajudando quem quer 01, emagrecer. As fibras também auxiliam na regulação do intestino e na diminuição da taxa de LDL, o colesterol ruim.

Benefícios da Berinjela Para Controlar o diabetes: O sucesso da Berinjela no controle da glicemia deve-se às fibras solúveis presentes no alimento, que retardam a velocidade de digestão e, com isso, a absorção da glicose no sangue é mais lenta. As fibras solúveis são as que mais favorecem quem sofre com diabetes. Ao entrar em contato com a água, essa fibra cria uma ‘capa’ em tomo da comida e dificulta a absorção de açúcar.

Com a glicemia em dia, as doses de insulina podem ser diminuídas, trazendo, assim, mais conforto aos diabéticos.

A Berinjela é Rica em Potássio: Amigo dos hipertensos, o potássio e indispensável para a contração e o relaxamento muscular, além de promover o aumento na elasticidade da parede das artérias, melhorando o fluxo sanguíneo e preservando a saúde do coração.

Benefícios da Berinjela Para Combater o Inchaço: A retenção hídrica é decorrente de uma disfunção no sistema linfático, o que acaba impedindo o organismo de eliminar água e toxinas, provocando inchaço em determinadas partes do corpo. Uma medida bastante simples para combater o problema é beber bastante água. Os especialistas recomendam pelo menos oito copos (1,61) por dia. Pode parecer contraditório, mas a retenção de água tem de ser vencida com um consumo ainda maior dela. Os rins, que filtram as impurezas, eliminando-as pela urina, também necessitam de água para trabalhar com eficiência.

E os benefícios são proporcionados também pelo que se come: Certos alimentos, pela elevada quantidade de água, estimulam a eliminação da urina, evitando os acúmulos nos tecidos. Além de menos calóricos, são ricos em minerais como o potássio que, junto com o sódio, trabalha no equilíbrio de eletrólitos, promovendo a estabilidade do volume celular e a adequada quantidade de água dentro das células. Como a Berinjela é composta por mais de 90% de água, fica claro seu beneficio no que se refere ao potássio, são 205mg do mineral em 100g do alimento.

A Berinjela é Rica em Proteína: As proteínas são essenciais para o crescimento e a manutenção dos componentes do organismo. Todos os tecidos, nervos, músculos, órgãos internos, pele, cabelos e unhas são dependentes do nutriente. Além disso, alguns hormônios também são feitos de proteínas, como a insulina do pâncreas, que ajuda a regularizar a glicose do sangue, e a tiroxina da tireoide, que auxilia no controle do metabolismo.

A Berinjela é Rica em Magnésio: O mineral participa de atividades neuromusculares que controlam as batidas do coração e esta envolvidos diretamente na coagulação do sangue — dai a importância do nutriente no cardápio dos hipertensos.

A Berinjela é Rica em Fosforo: Ele trabalha em parceria com o cálcio na construção do esqueleto. Portanto, protege contra a osteoporose. O mineral ainda ajuda a ajustar as ligações neuronais no cérebro, facilitando o processo de aprendizado.

A Berinjela é Rica em Ferro: O mineral é essencial para o transporte de oxigênio, sendo parte da composição da hemoglobina, a proteína encarregada dessa função. Sua carência na dieta pode causar a anemia ferropriva, na qual o organismo não possui glóbulos vermelhos saudáveis em quantidade suficiente.

A Berinjela é Rica em Zinco: O zinco ativa as papilas gustativas, auxilia na construção de tecido do sistema imunológico – defesa do organismo também é essencial para a reprodução, cicatrização e crescimento de unhas e cabelos.

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