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Os 17 Benefícios do Cajá Para Saúde

Os 17 Benefícios do Cajá Para Saúde são variados, pois, o Cajá possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso,  O Cajá (Spondias mombin L.) é um fruto originário da região tropical do continente americano. O cajazeiro, pertencente à família Anacardiaceae, pode atingir uma altura de 30m e, por isso, é empregado no sombreamento de outras cultivares, como o cacau. Trata-se de uma planta bem adaptada às condições climáticas do nordeste brasileiro, onde a produção ocorre de forma silvestre, com colheita manual dos frutos maduros caídos no chão.

O período de safra é variável entre os estados produtores, mas em geral ocorre no primeiro semestre do ano. Sua polpa adocicada, suculenta e ácida é empregada na produção de sucos, néctares, sorvetes, geleias, vinhos e licores. Seu caroço é volumoso, porém leve, e com espinhos, exigindo cuidado para o consumo da fruta in natura.

O extrato das folhas e ramos do cajazeiro contém taninos elágicos, compostos fenólicos responsáveis pela característica adstringente do Cajá . Os taninos são antissépticos que protegem a planta, sendo capazes de exercer controle sobre bactérias gram negativas e positivas.

O Cajá contém vitamina C, o que lhe confere potencial antioxidante e fortalece o sistema imunológico. A fruta possui ainda minerais como ferro, cuja absorção é favorecida pela presença da vitamina C, cálcio e potássio. O Cajá não possui gorduras em sua composição e apresenta baixo valor calórico. Então Confira Os 17 Benefícios do Cajá Para Saúde: 

Benefícios do Cajá por Ser Rico em Vitamina C: O Cajá e ricos em vitamina C, que além de ser uma vitamina essencial, ainda age como um antioxidante natural, melhor protegendo seu corpo contra diversos danos causados por radicais livres, o que reduz potencialmente o risco de ocorrência de doenças cardíacas e também a ação de células cancerígenas.

Benefícios do Cajá Para Combater Anemia: Consumindo 100 gramas de Cajá, a fruta contribuirá com 2,8 miligramas de Ferro para o seu corpo. Essa porção equivale de 15,5 a 35% da ingestão recomendada por dia. Esse nutriente é essencial para a função geral de seu organismo, pois assume função importante na produção de hemoglobina e mioglobina, ambos indispensáveis para o transporte de oxigênio por todo o corpo.
Benefícios do Cajá Para Tratar Doenças Cardíaca: O sistema cardiovascular pode ser um dos afetados pelos benefícios do Cajá, pois estudos identificaram a eficiência de antioxidantes contidos na fruta. As pesquisas demonstraram que o Cajá são naturalmente ricos em antioxidantes, se comparados a medicamentos destinados a tratamentos do coração. Ainda foi possível descobrir que a fruta é capaz de reduzir os níveis de colesterol total.

Benefícios do Cajá por Ser Rico em Carotenoides: Essa fruta é fonte rica de carotenoides e beta-criptoxantina, os quais podem contribuir com a sua saúde de modo geral. A beta-criptoxantina nada mais é que uma provitamina, a qual apoia que seu corpo produza retinol, nome alternativo para a vitamina A. Reconhecer os carotenoides entre os benefícios do Cajá é destacar a ação eficiente para a saúde no crescimento dos ossos, visão, além de aumentar a imunidade por meio do desenvolvimento de células brancas do sangue. Vale ressaltar que o beta-criptoxantina é um carotenoide solúvel em gordura.

Benefícios do Cajá por Conter Baixo Teor de Gorduras: Sendo uma das principais preocupações, você gostará de saber que o Cajá não contém nenhuma gordura saturada ou colesterol. Fruta com teor baixo de gordura, o cajá é uma escolha saudável para quem deseja perder peso e garantir a qualidade de vida.

Benefícios do Cajá Para Saúde dos Dentes: Um dos principais contribuintes para os ossos e dentes se manterem fortes, o Cálcio pode ser encontrado em abundância no Cajá. Adotar uma dieta equilibrada contando com a presença dessa fruta pode ser o diferencial que você esperava para ter ossos mais saudáveis e um sorriso que evidencia toda sua saúde.

O fornecimento regular de Cálcio prepara seus ossos para diferentes adversidades, eles podem melhor responder aos estímulos, e a possibilidade de torções e lesões é reduzida significativamente. A vitamina A também apoia o estado saudável dos ossos de seu corpo. Mais um dos benefícios do Cajá é auxiliar no combate à osteoporose.

Benefícios do Cajá Para Previne a TPM: A fruta pode assumir um papel importante sobre os hormônios femininos. Sabemos que o ciclo menstrual é repleto de variações de humor, e o Cajá aparece como fonte de vitamina A,B, C e muitos minerais importantes. A combinação de nutrientes contida na fruta pode reduzir as oscilações de humor comuns nos períodos de TPM.
Benefícios do Cajá Para Ajudar na Perda de Peso: O Cajá pode ser uma fruta amiga que lhe aproximará da boa forma que você tanto deseja. Sim, o Cajá pode ajudar você a emagrecer. A fruta é rica em fibras, e estas assumem um papel importante, pois possibilitam o funcionamento regular do intestino, contribuindo para que você elimine as toxinas indesejáveis do corpo. Seu corpo se manterá mais “limpo”, mas você ainda notará que o Cajá pode proporcionar sensação de saciedade, o que evitará que você consuma porções de comida com excesso calórico, assim respeitando as suas necessidades.

A sensação de saciedade é muito importante no processo de perda de peso, pois os casos de ansiedade e compulsão alimentar são mais comuns que imaginamos. Como se não bastassem os benefícios do Cajá para a conquista da boa forma, ele é pouco calórico, sendo que se você consumir 100 gramas da fruta, estará adicionando apenas 90 calorias ao seu plano alimentar.

Benefícios do Cajá Para Apoia o Sistema Nervoso: Não pense que o Cajá é a exceção entre as fontes de vitamina B, muito pelo contrário. Demonstrando a sua eficiência completa, a presença do Cajá no plano alimentar não só pode ajudar no controle do sistema nervoso de mulheres no ciclo menstrual, mas a todos os amantes da fruta. O controle de ansiedade, fome, depressão e compulsão alimentar se estende a todo o sistema nervoso, representando benefícios do Cajá para qualquer pessoa, independente da faixa etária ou sexo.

Benefícios do Cajá Para Saúde dos Músculos: O Cajá conta com os melhores nutrientes, os quais se responsabilizam por auxiliar na atuação das moléculas de ATP. A fruta é rica de Fósforo, mineral importantíssimo para a contração muscular, ou seja, pode ser muito eficiente se incorporada à dieta voltada para hipertrofia e ganho de músculos, já que contribui com a saúde da massa muscular.

Benefícios do Cajá Para Contra Doenças Cardíacas: O Cajá é responsável por dar um “up” na nossa saúde cardiovascular: “Extremamente rico em vitamina C, essa substância age como antioxidante natural, protegendo o organismo dos radicais livres e prevenindo as doenças cardiovasculares como o AVC, derrame, infarto.

Benefícios do Cajá Para Previne a Osteoporose: A fruta é fonte de cálcio, magnésio, potássio, minerais fundamentais na prevenção da osteoporose e de outras enfermidades que podem afetar os nossos ossos ou músculos. O potássio também apresenta melhorias na nossa saúde circulatória, ajudando na circulação sanguínea e prevenindo o entupimento de artérias.

Benefícios do Cajá Para Saúde Organismo: Segundo a nutricionista, o Cajá contém um elevadíssimo teor de carotenoides: “Essa substância contribui para saúde como um todo, deixando o organismo saudável e nutrido”, explica a profissional.

Benefícios do Cajá Para Pele e Mucosa: A vitamina A contida no Cajá faz bem para a pele e as mucosas do corpo, além de sere importante para a visão e a capacidade funcional dos órgãos.

Benefícios do Cajá Por Ser Rico em Cálcio: O cálcio também está presente no taperebá. O fornecimento regular do nutriente fortalece os ossos, diminuindo as chances de fraturas e dos danos da osteoporose.

Benefícios do Cajá Para Saúde Intestinal: Ele ajuda no funcionamento do intestino evitando a prisão de ventre, aumenta o sistema imunológico, assim seus benefícios vão além de deixar o organismo mais resistente contra bactérias e vírus. Previne a osteoporose, a constipação, resfriados e gripes, e previne também a fadiga.

 

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