Início » Dicas de Saúde » Os 15 Benefícios do Cravo da Índia Para Saúde

Os 15 Benefícios do Cravo da Índia Para Saúde

Os Benefícios do Cravo da Índia Para Saúde são diversos. Pois, o Cravo da Índia possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Cravo da Índia (Syzygium aromaticum) é uma árvore tropical sempre-verde da família das mirtáceas.

Tem pequenas flores em forma de botão que, quando desidratas, são usadas como especiaria, para fins medicinais e cosméticos. O Cravo da Índia tem um forte aroma e é picante no paladar. É usado em muitos alimentos, especialmente em carnes, produtos de panificação e doces. Em muitos países é um ingrediente característico das receitas natalinas.Acredita-se que o Cravo da Índia é originaria das ilhas Molucas, chamadas pelos exploradores europeus ilhas das Especiarias, na Indonésia. A ilha de Zanzibar, que faz parte da Tanzânia, é o maior produtor mundial de cravo. Madagascar e Indonésia são também produtores. No Brasil, a Bahia é o principal produtor comercial.

A árvore de cravo é uma sempre-verde que cresce entre uns 8 a 12 metros de altura. Suas folhas pontilhadas são pequenas, simples e opostas. As árvores são geralmente propagadas a partir de sementes que são plantadas em áreas sombreadas. A floração começa no quinto ano. Uma árvore pode produzir anualmente até 34 quilos de brotos secos. Os botões são escolhidos à mão no final do verão e do inverno e depois são secados ao sol.

Os cravos variam em comprimento desde cerca de 13 a 19 milímetros. Eles contêm um óleo essencial, do qual os componentes principais são o eugenol e o óleo aromático. O eugenol é extraído por destilação para se obter o óleo de cravo. Este óleo é utilizado para preparar um anestésico local para dores de dente. O eugenol é utilizado em germicidas, perfumes e como um edulcorante.

Já na antiguidade, na China usava-se o dente de cravo para perfumar o hálito. Durante a Idade Média, os cravos eram utilizados na Europa para preservar, temperar e decorar alimentos. Essa e outras especiarias tinham grande valor num tempo em que não havia geladeira e era preciso disfarçar o gosto do que já estava se deteriorando. Também, na falta de uma moeda com valor de troca entre os diferentes povos, algumas das especiarias, como o cravo, tinham valor de ouro nas operações comerciais.

No século XVI, o cultivo de cravo foi quase totalmente confinado à Indonésia, e no início do século XVII os holandeses erradicaram os cravos em todas as ilhas, exceto nas ilhas de Amboina e Ternate, no arquipélago das Molucas, a fim de criar escassez e manter os preços elevados. Na segunda metade do século XVIII os franceses contrabandearam o cravo das Índias Orientais para as ilhas do oceano Índico e do Novo Mundo, quebrando o monopólio holandês. Então, confira agora Os 15 Benefícios do Cravo da Índia Para Saúde:

Benefícios do Cravo da Índia Para Tratar Asma: O Vitamina C presente no Cravo da Índia ajuda a reduzir os sintomas de asma. pois, ajuda a proteger contra os efeitos prejudiciais de contaminação do corpo humano, o que muitas vezes resulta em sintomas semelhantes à asma.

Benefícios do Cravo da Índia Para Pressão Arterial: O potássio presente no Cravo da Índiafunciona como um componente essencial que mantém a normalidade da pressão sanguínea no corpo humano. Isto reduz ainda mais o risco de doenças do coração e hipertensão.A regulação da pressão arterial é uma das funções mais importantes deste poderoso mineral. O Cravo da Índia tem propriedades vasodilatadoras que funcionam para aliviar a tensão dos vasos sanguíneos, o que é uma das principais causas da pressão arterial elevada.

Benefícios do Cravo da Índia Para a Garganta: Os Óleos essenciais presentes no Cravo da Índia ajuda na prevenção de febre e dor de garganta. Eles têm propriedades anti-virais e anti-bacterianos que auxiliam a manter afastado de germes do corpo. Ele também, ajuda na prevenção de catarro do sistema respiratório.

A Ingestão de Cravo da Índia promove a transpiração, assim, ajuda na redução da febre. Além disso, Os Cravos da Índia são muitas vezes mastigado lentamente para proporcionar alívio da dor de garganta e prevenir a tosse.

Benefícios do Cravo da Índia Para Melhorar a Digestão: Gosto amargo do Cravo da Índia ajuda a ativar as enzimas digestivas que ajuda na digestão dos alimentos. A flatulência podem ser evitado pelo seu consumo. Ácido eugênico e ácido crategolic são os óleos presentes nos Cravos da Índia que ajudam na digestão.

O Cravo da Índia melhora o poder de digestão, aumentando as secreções de enzimas gastrointestinais. Assim, ajuda a aliviar problemas de indigestão e prisão de ventre. Também ajuda em casos de náuseas e mal-estar estomacal.

Cravo da Índia é Rico em Vitaminas: O Cravo da Índia é uma importante fonte de vitamina A e beta-caroteno. Elas atua como anti-oxidantes e previne os danos por radicais livres nocivos. Vitamina A é útil para a visão e ajuda a proteger a retina. É ainda suporta a membrana mucosa no corpo. Elas ajudam a melhorar a imunidade do corpo e auxilia no desenvolvimento de linfócitos. Estas células ajudar no combate a microrganismos prejudiciais e infecções virais.

Benefícios do Cravo da Índia Para Circulação Sanguínea: O óleo extraído de Cravo da Índia atua na circulação sanguínea, melhorando seu fluxo e auxiliando, por consequência, todo o organismo. O extrato também ajuda a nutrir a pele e melhorar o sistema imunológico ao purificar o sangue.

Benefícios do Cravo da Índia Para o Metabolismo: Dentre os benefícios do Cravo da Índia ainda estão a aceleração o metabolismo, promovendo o aumento da produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, auxiliando na queima rápida de gordura.

Benefícios do Cravo da Índia Para Aliviar a TosseEm função das propriedades do Cravo da Índia expectorantes, este é ótimo para aliviar a tosse. Neste caso, é recomendável adicionar a especiaria no chá e consumir até o alívio da tosse.

Benefícios do Cravo da Índia Para o Músculo: O Cravo da Índia reduz os espasmos musculares e ajuda a aliviar os músculos no caso de cãibras.

Benefícios do Cravo da Índia Para Pele: O Cravo da Índia atua como excelente antioxidante, que combate os radicais livres e ajuda a evitar danos na pele. Possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poli-insaturadas. O eugenol, antisséptico natural presente no cravo, auxilia na eliminação das marcas de acne, proporcionando também o equilíbrio da pele e evitando o surgimento de rugas.

Benefícios do Cravo da Índia Para a Boca: O chá de Cravo da Índia é usado no tratamento de bactérias encontradas na boca e no estômago. Sua função antisséptica também age na eliminação do mau hálito. Estes benefícios do Cravo da Índia o fazem ser utilizado ainda como ingrediente em pastas de dente. O cravo da Índia possui ação comprovada também contra dor de dente e nas gengivas e contra as cáries.

Benefícios do Cravo da Índia Para Controlar o Colesterol: O Cravo da Índia ajuda também no controle do colesterol ruim, sendo ainda bom antiviral e antifúngico.

Benefícios do Cravo da Índia Para Tratar Inflamação: O eugenol presente nas propriedades Cravo da Índia atua como substância anti-inflamatória. Estudos em animais mostraram que a utilização do cravo em algumas dietas reduziram significativamente os sintomas da inflamação. A especiaria ainda contém uma variedade de flavonoides, que também contribuem em suas propriedades anti-inflamatórias.

Benefícios do Cravo da Índia Para o Funcionamento da Tireoide: Mais um aliado para ajudar quem sofre de  hipotireoidismo. Para quem não tem disfunção da tireoide, o cravo é também preventivo contra o surgimento dessa disfunção, seja para hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

Benefícios do Cravo da Índia Para Tratar Diabetes: A ingestão de um ou dois dentes de Cravo da Índia diariamente podem ser benéfico para tratar diabetes de tipo 2. O Cravo da Índia é benéfico na redução dos níveis de açúcar no sangue

OBS: O consumo do Cravo da Índia é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de lactação, além de crianças menores de seis anos e pacientes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas. Também deve ser evitado o seu uso exagerado, e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas. A aplicação excessiva do óleo pode causar irritação na pele.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.