Início » Nutrição » 18 benefícios da fava para saúde (comprovado pela ciência)

18 benefícios da fava para saúde (comprovado pela ciência)

A fava é uma leguminosa deliciosa e nutritiva que é apreciada na região do Mediterrâneo há séculos. a Fava fornecem muitas benefícios para a saúde, ela é muito famosa em todo nordeste brasileiro. Um grão pouco maior que o grão do Feijão, acompanha bem com arroz, assim como o Feijão. Além disso, a Fava é da família das Leguminosas.

 

O que são favas?

‌A fava é um tipo de leguminosa. são vegetais que crescem dentro das vagens, embora nem sempre você possa comê-las. Leguminosas comuns incluem amendoim, feijão e lentilhas.

A fava foi cultivada pela primeira vez há milhares de anos no Oriente Médio e no sudoeste da Ásia. Eles podem crescer em muitos lugares diferentes ao redor do mundo. Eles são um alimento básico na culinária de todas as culturas, desde pratos chineses até pratos sul-americanos.

Valor nutricional da fava:

As favas são carregadas com nutrientes em abundância. Elas são tesouros de minerais variados e vitaminas. Alguns desses incluem: Magnésio, Potássio, Ferro, Cobre, Fósforo, Vitamina B1, e Tiamina. Embora a vitamina B1 seja essencial para o funcionamento normal do sistema nervoso central, o Cobre desempenha um papel vital em manter a sua imunidade, corrente sanguínea, e os ossos equilibrados e saudável.

O Magnésio e Fósforo são essenciais para a manutenção dos níveis de pressão arterial e saúde óssea, enquanto o Ferro é o transportador de oxigênio. Fava é Rica em folato e manganês: As favas são uma boa fonte de Manganês e Ácido Fólico. Enquanto o primeiro desempenha um papel excelente de proteínas e metabolismo de hidratos de carbono, O Ácido Fólico é conhecido por ser necessária para a saúde cardíaca, a imunidade, e a síntese de glóbulos vermelhos do sangue.

Quais são os benefícios da fava?

benefícios da fava

A seguir veja os principais benefícios da fava para saúde são:

1. Combate à depressão

Sim, a fava pode ajudar na luta contra a depressão. De acordo com estudos, a fava é embalada com o aminoácido dopamina, pode fazer maravilhas para melhorar o seu humor e, assim, ajudar a aliviar os quadros depressivos.

2. Saciedade

As favas são carregadas com uma boa dose de proteína e fibra. Estudos sugerem que a fibra e proteína ajuda a mantê-lo satisfeito durante mais tempo. É relativamente uma delícia de baixo teor calórico. ½ xícara de fava cozida oferece apenas 95 calorias.

3. Bom para mulheres grávidas

As mulheres grávidas precisam de Ferro e Cálcio. As favas são um alimento ideal que uma mulher pode desfrutar durante a gravidez e lactação. Enquanto os grãos satisfazem cerca de 14% da quantidade diária recomendada de Ferro, eles são também conhecidos por processar uma quantidade adequada de Cálcio. A constipação experimentada durante a gravidez também é mantida afastadas pois as favas são carregados com fibra solúvel. Ele também preenche facilmente uma mulher grávida e lhe dá energia suficiente.

4. Tratamento da doença de parkinson

As favas são boas fontes de levodopa. A levodopa é a mesma substância química que você pode encontrar em remédios usados para tratar a doença de Parkinson. Embora a quantidade deste produto químico pode variar dependendo do tipo de fava, 85 gramas de fava pode lhe proporcionar um rendimento de 50 mg a 100 mg deste produto químico.

De acordo com estudos realizados sobre o impacto desta leguminosa na doença de Parkinson, as favas podem oferecer alívio dos sintomas desta condição de uma maneira melhor do que os remédios tradicionais. As pessoas que sofrem deste distúrbio mental podem incluir cerca de 113 gramas de de fava por dia para melhor lidar com a condição.

5. Boa Fonte de Vitamina C

As favas são uma boa fonte de Vitamina C. E, esta vitamina, como todos sabem, é um antioxidante muito poderoso. A natureza antioxidante da Vitamina C ajuda a eliminar os radicais livres, os quais, quando deixado desarreados, induzem os danos oxidativos. Estes danos oxidativos provocam ainda mais o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce, tais como linhas finas e rugas, vários tipos de cânceres, e até mesmo o enfraquecimento do sistema imunológico. 100 gramas de fava crua dar-lhe 1,4 mg de Vitamina C.

6. Manutenção do equilíbrio de fluidos em seu corpo:

Sendo uma boa fonte de Potássio, você pode sempre contar com estas variantes de feijão para manter o equilíbrio dos níveis de pH em seu corpo. Os níveis adequados de Potássio são essenciais para o funcionamento normal das células do corpo, batimento cardíaco, e funcionamento dos músculos. Basta garantir que você não está excedendo o limite do consumo das favas.

7. Bom para o coração

1 xícara de Fava produz 36 gramas de fibra solúvel. Os estudos sugerem que a ingestão de alimentos carregados de fibras solúveis pode ajudar a manter os níveis de colesterol, assim como o açúcar no sangue sob controle. Estas variantes de fibras também ajudam na redução dos níveis de lipoproteína de baixa densidade ou o mau colesterol e, assim, protege o seu coração.

8. Boa para perda de peso

Você ingere cerca de 40 gramas de proteína comendo apenas uma xícara de Fava. De acordo com o European Journal of Clinical Nutrition, as pessoas que consumiram uma refeição rica em alta proteína e alto teor de fibras foram capazes de ver melhores resultados do que aqueles que estavam em um alto teor de carboidratos, e uma dieta de baixa gordura.

9. aumentar a imunidade

A fava é uma fonte de alimentação nutricional repleta de vitaminas, minerais e antioxidantes que apoiam um sistema imunológico saudável. O zinco é um dos nutrientes mais importantes para a imunidade e a fava é uma excelente fonte.

10. Contém fibra dietética

A fibra insolúvel promove um sistema digestivo saudável, regularidade e um bioma intestinal equilibrado, e comer quantidades adequadas dela ajudará a manter seu corpo se sentindo melhor.

11. Fornece energia

O ferro é necessário para produzir hemoglobina, que transporta oxigênio por todo o corpo e para as células. Se você estiver com pouco ferro , isso será um desafio e poderá deixá-lo cansado e lento.

12. Ajuda na desintoxicação do organismo

As fibras presentes na fava contribuem para a eliminação de toxinas do corpo, promovendo a saúde do fígado e dos rins.

13. Bom para a saúde mental

As vitaminas do complexo B presentes na fava são essenciais para o bom funcionamento do cérebro e para o equilíbrio mental.

14. Melhora a função intestinal

As fibras presentes na fava ajudam a regular o funcionamento do intestino, prevenindo problemas como a constipação.

15. Melhora a saúde dos olhos

A fava é rica em vitamina A, importante para a saúde ocular e proteção contra doenças como a degeneração macular.

16. Contém minerais

A fava é rica em minerais como ferro, potássio, magnésio e zinco, que são importantes para a saúde do corpo como um todo.

17. Baixo índice glicêmico

A fava tem um baixo índice glicêmico, o que significa que não causa picos de açúcar no sangue, sendo uma opção saudável para diabéticos.

18. Ajuda na regulação do metabolismo

Os nutrientes presentes na fava contribuem para o bom funcionamento do metabolismo, auxiliando no controle do peso e na manutenção da saúde.

Como comer a fava

‌As fava vêm em algumas formas diferentes. Você pode comprar favas secas e duras para ferver e comer. As favas prontas para consumo geralmente vêm em latas. As favas frescas vêm em suas vagens naturais. A fava torrada é um lanche crocante e pode ser aromatizada com especiarias como pimenta ou alho.

Alguns pratos comuns com favas incluem:

  • Molho de fava misturado
  • Vagens de fava grelhadas
  • Saladas com favas
  • Favas salteadas

Efeitos colaterais da fava

Desordem digestiva. Leguminosas e feijões costumam causar inchaço e gases. Isso é normal e acontece devido à maneira como seu corpo os digere. Esses problemas digestivos podem ser desconfortáveis.

Para evitar o inchaço, tente introduzir favas em sua dieta gradualmente, em vez de comer muito de uma vez. Isso pode reduzir a passagem de gases e o inchaço.

Favismo. A fava pode causar falta de ar, aumentar a frequência cardíaca e outros sintomas em pessoas com o distúrbio genético G6PD. Essa reação é chamada de favismo e geralmente não representa risco de vida. As crianças correm maior risco de apresentar sintomas graves de favismo. ‌

Muitas pessoas com G6PD não sabem que a têm. Se você não tiver certeza se obterá favismo ao comer favas, converse com seu médico. Você pode fazer um teste para ver se tem G6PD.

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9025908/

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.