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Dicas de Saúde Dieta e Nutrição

Os 13 Benefícios da Uva Japonesa Para Saúde

Uva Japonesa (Hovenia dulcis Thunb), também conhecida popularmente como ou Tripa de galinha, é uma árvore pertencente à família Rhamnaceae, originária da China, Japão e Coréias. Atualmente é encontrada também no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, Cuba, Sul da Europa e Norte da África. Disseminada em toda a região Sul, a Uva Japonesa adaptou-se bem ao clima e ao solo do Brasil.

A Uva Japonesa, ou tripa de galinha como também é conhecida é uma árvore caduca, de porte médio, muito utilizada na arborização urbana. Sua copa é aberta, de formato globoso a oval. O caule apresenta rápido crescimento e pequeno diâmetro. Sua casca é escura, de textura lisa a levemente fissurada. As folhas são ovais, verdes, brilhantes, de disposição alterna e caem no outono e inverno. As flores numerosas, surgem no verão.

Elas são pequenas, hermafroditas, perfumadas, branco-esverdeadas e atraem muitas abelhas. Os frutos são cápsulas secas, marrons, sustentadas por pedúnculos carnosos, doces e de cor castanha. Cada Uva Japonesa contém de 2 a 4 sementes amarronzadas. A dispersão das sementes é zoocórica (por animais). A Uva Japonesa têm sabor aprazível, mas devem ser colhidos maduros. Quando verdes, têm sabor adstringente e quando passados, fermentam e ficam com gosto alcoólico.

Tabela Nutricional da Uva Japonesa:

  • Proteínas (g.100 g-1) Valor médio: 0,41;
  • Lipídeos (g.100 g-1) Valor médio: 0,23;
  • Carboidratos totais (g.100 g-1) Valor médio: 18,05;
  • Cinzas (g.100 g-1) Valor médio: 1,22;
  • Fibras totais (g.100 g-1) Valor médio: 15,17;
  • Fibras solúveis (g.100 g-1) Valor médio: 9,66;
  • Fibras insolúveis (g.100 g-1) Valor médio: 5,47;
  • Vitamina C(mg.10-2) Valor médio: 4,25;
  • Cálcio(mg.100-2) Valor médio: 110,03;
  • Magnésio(mg.10-2) Valor médio: 25,47;
  • Ferro(mg.10-2) Valor médio: 1,16;
  • Zinco(mg.10-2) Valor médio: 0,33;
  • Manganês (mg.10-2) Valor médio: 0,06;
  • Cobre(mg.100 g-1) Valor médio: 576,30;
  • Valor calórico (kcal.100 g-1) Valor médio: 102,67.

Benefícios da Uva Japonesa Para Saúde: A Uva Japonesa, quando madura, pode ser considerado fonte de fibra alimentar, Vitamina C (ácido ascórbico) e minerais: Cálcio, MagnésioFerro, Zinco, Manganês e Cobre, sendo uma boa alternativa para melhorar a qualidade sensorial e nutricional na alimentação. Então, confira agora Os 13 Benefícios da Uva Japonesa Para Saúde.

Benefícios da Uva Japonesa Para Acelerar o Metabolismo: As proteínas são formadas por combinações de aminoácidos, sendo que as melhores fontes são as de origem animal. No entanto, a ingestão de proteína vegetal também fornece quantidades de aminoácidos necessários para a síntese proteica. O consumo da Uva Japonesa é importante para o fornecimento de energia, regulação de processos metabólicos, construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios e anticorpos.

Benefícios da Uva Japonesa Para Promover Mais Energia: Os lipídeos exercem funções estruturais, energéticas e hormonais. Portanto, sua importância na alimentação é fundamental para fornecer energia, transportar as vitaminas lipossolúveis (Vitamina A, Vitamina D, Vitamina E e Vitamina K), melhorar a palatabilidade dos alimentos, reduzir o volume da alimentação e aumentar o tempo de digestão.

Benefícios da Uva Japonesa Para o Cérebro: Os carboidratos são uma importante fonte de energia para o organismo, ou seja, combustível para o cérebro, medula, nervos periféricos e células vermelhas do sangue. O sabor adocicado da Uva Japonesa é devido principalmente aos dissacarídeos de sacarose.

Benefícios da Uva Japonesa Para Perder Peso: As fibras presentes na Uva Japonesa são de grande interesse, uma vez que dietas modernas são frequentemente deficitárias em fibras, e um aumento na ingestão de alimentos ricos em fibras é altamente recomendado em muitos países, por desempenhar funções importantes, como intervir no metabolismo dos lipídeos e carboidratos e na fisiologia do trato gastrointestinal, assegurando uma absorção mais lenta dos nutrientes e promovendo a sensação de saciedade.

Benefícios da Uva Japonesa Para Constipação: A maior parte do conteúdo de fibra é na forma solúvel da Uva Japonesa(9,66 g 100 g-1) incluindo a pectina com valores superiores aos encontrados na maioria das frutas consideradas ricas em pectina, como maçãs, citros, damascos, pêssegos e ameixas. A fibra insolúvel (5,47 g 100 g-1) pode auxiliar no aumento do bolo fecal, prevenindo a constipação.

Benefícios da Uva Japonesa Para Retardar o Envelhecimento Precoce: A Vitamina C(ácido ascórbico), representando 4,72% da RDA. É uma vitamina hidrossolúvel que atua na síntese de colágeno (proteína principal dos tecidos fibrosos), também atua como antioxidante (proteção das células contra o envelhecimento precoce) e promove a resistência às infecções.

Benefícios da Uva Japonesa Para Ossos e Dentes: As cinzas são resíduos inorgânicos que permanecem após a queima da matéria orgânica da Uva Japonesa, indicando a quantidade de sais minerais, dependendo do alimento e das condições em que se apresenta. O Cálcio é o mineral mais abundante no organismo, sendo importante para a formação e manutenção de ossos e dentes, transmissão nervosa e regulação da função do músculo cardíaco.

Benefícios da Uva Japonesa Para Memoria: O Magnésio é um cofator para mais de 300 enzimas envolvidas no metabolismo dos componentes alimentares e na síntese de ácidos graxos e proteínas. É um mineral que desempenha papel importante para o aprendizado e a memória.

Benefícios da Uva Japonesa Para o Sistema Imunológico: O Ferro está envolvido na imunidade e no desempenho cognitivo. Apresenta importante papel Uva Japonesa . Valor nutricional e aceitabilidade 5 no transporte sanguíneo e respiratório do oxigênio e dióxido de carbono, além da geração de energia.

Benefícios da Uva Japonesa Para Cicatrização: O Zinco tem função estrutural, enzimática (cerca de 300 enzimas requerem Zinco para sua atividade) e reguladora na célula (essencial na defesa imunológica e na cicatrização).

Benefícios da Uva Japonesa Para a Reprodução: O Manganês está associado à formação dos tecidos conjuntivo e esquelético, e também à reprodução. É essencial para o metabolismo adequado dos aminoácidos, das proteínas e dos lipídeos. A ingestão de 100 g de H. dulcis contribui em 2,61% da RDA (0,06 mg.10-2).

Benefícios da Uva Japonesa Diminuir o Colesterol: A Uva Japonesa possui Cobre é essencial para o funcionamento adequado dos mecanismos de defesa do sistema imunológico. Está presente no metabolismo da glicose e do colesterol, na contratilidade da fibra cardíaca e na resistência óssea.

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