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Os 12 Principais Exercícios Para Saúde do Corpo

Os Principais Exercícios Para Saúde do Corpo É um instrumento poderosíssimo que pode melhorar a saúde de todos nós. Alem disso, o importante é sempre fazer o que se gosta, andar ou correr, qualquer exercício é bom, ainda mais quando combinado a uma alimentação saudável. 

A dica para quem pretende sair do sedentarismo e não sabe como escolher o melhor exercício é buscar uma alternativa que dê prazer e, assim, possa ser incorporada à rotina de cada pessoa. Para um bom desenvolvimento e crescimento, começar a atividade física desde criança é o ideal. Jovens e adultos levam uma vida mais tranquila e saudável quando tem o hábito de se exercitarem.Quando se fala em pilates, logo o método tradicional (pilates studio, a técnica que utiliza molas e demais objetos ajustáveis na execução dos movimentos) vem à mente. Porém , existem outras maneiras de obter os resultados, utilizando técnicas e acessórios diferenciados.

Mat Pilates: sem necessidade de contar com aparelhos, esta técnica consiste em exercícios em exercícios realizados no solo e, com a devida orientação, são ideais para serem praticados na própria casa.

Fit Pilates: é caracterizado por exercícios realizados de forma dinâmica, em estúdios especializados. A técnica ainda conta com a ajuda de aparelhos modernos e deve ser feita em grupos de mais ou menos 10 pessoas, assim os Exercícios Para Saúde do Corpo feitos em grupos são mais eficazes.

Water Pilates: neste caso, os exercícios são realizados dentro da água, o que deixa as aulas mais leve e divertidas, sem deixar de promover o esforço necessário para a obtenção dos resultados.

Power Plate Pilates: conta com a ajuda de um aparelho especial, chamado power plate, responsável por estimular a circulação sanguínea por meio de contrações musculares.

Aero Pilates: ousado e divertido, este método permite a prática de pilates no ar, com o auxilio de um tecido que fica preso no teto.

Xtend Barre: é a junção de pilates com balé. Desta maneira, os benefícios da técnica de Jopeph Pilates e os da dança clássica são unidos e potencializados.

Cuidados Em Casa: Para iniciar a prática dos exercícios de pilates em casa, primeiramente é preciso escolher um ambiente seguro, que seja confortável, espaços e livres de moveis, cujas quinas possam ocasionar em possíveis hematomas indesejáveis. Os próprios professores de pilates indicam que os movimentos podem ser realizados em casa, desde que com todo cuidado.

Assim, o trabalho do instrutor poderá ser completado com o esforço do aluno. “São pequenos Exercícios Para Saúde do Corpo, mãos, braços, pescoço e abdômen que ajuda a obter resultados mais rápidos e ajudam a melhorar o centro de força (chamado ‘ power house’, uma área que fica entre a caixa torácica e o quadril)”.

“Quando o aluno é praticante de pilates há mais tempo, possui boa consciência corporal, controle do corpo e movimento, é comum que comece a realizar a sequência de exercícios de mat (solo) em casa”.

Exercícios de Alongamento

Antes de iniciar os Exercícios Para Saúde do Corpo, é preciso se alongar para que os movimentos sejam desempenhados com mais segurança e flexibilidade. Confira abaixo o passo a passo!

Sentado com as Pernas Cruzadas: puxe um braço à frente do peito com ombros relaxados e a coluna alinhada. Segure o braço na posição por 20 a 30 segundos, não se esquecendo de inspirar pelo nariz e expirar pela boca durante todo alongamento. Execute dos dois lados.

Sentado com uma Flexionada: e a outra estendida lateralmente, realize uma flexão lateral do tronco em direção à perna estendida, com um braço alongando sobre a cabeça e o outro apoiado no chão mantenha os ombros sempre relaxados. Fique na posição por 20 a 30 segundos . durante o alongamento, não deixe o tronco rodar na direção da perna estendida.

Outros Benefícios que o Pilates Proporciona:

Correção da Postura

Sentado com as Pernas Estendidas Lateralmente: leve o tronco em direção a uma das pernas apoiando as mãos sobre esta perna. Mantenha os ombros longe das orelhas e o olhar em direção à sua perna. Mantenha a posição por 20 a 30 segundos. Retorne à posição inicial e repita do lado contrário esse é um Exercícios Para Saúde do Corpo muito bom.

Sentado com as Pernas Estendidas Lateralmente: flexione o tronco à frente até o limite de sua flexibilidade, mantendo as pernas estendidas, joelhos apontando para o teto.

  • Mantenha a posição de 20 a 30 segundos.
  • Equilíbrio e Força

Os Benefícios Fortalecer e Modelar o Abdômen

Deite no Rolo e Estenda as Pernas Para Cima: mantendo os braços apoiados no chão. Esse será seu ponto de apoio.

Os exercícios focados na região abdominal trabalham o centro de força (power house) do corpo, o que gera uma postura adequada e músculos fortalecidos. A sustentação da coluna, evitando problemas e dores, é um dos principal Exercícios Para Saúde do Corpo, com bônus de deixar a barriga definida e chapada.

Continue Deitada Sobre o Rolo com a Barriga Para Cima: joelhos flexionados com os pés nos chão e apoie os braços ao lado do corpo. Olhe para cima e inspire.

Expire Elevando a Cabeça: tronco e braços pulsando os braços para baixo e para cima com movimentos curtos. Inspire e expire por 5 tempos até completar um ciclo de 100 respirações. Mantenha o abdômen contraído e, se sentir desconforto no pescoço, use uma das mãos como suporte para a cabeça.

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