Início » Os 12 Alimentos Ricos em Proteínas

Os 12 Alimentos Ricos em Proteínas

Os Alimentos Ricos em Proteínas são diversificados pois a Proteína pode ser encontrada em vários lugares. Além disso, quando se fala em alimentos Fontes de Proteína, logo vem á cabeça um pedaço de carne, não é mesmo? A segunda opção, provavelmente, seria o leite e em seguida ovos. Mas centena de ingredientes contém proteína, porém nem todos têm alto teor dessa substância em sua composição.

Quantidade de Proteína: Muitos alimentos podem nos confundir em relação a quantidade de Proteína que nós achamos que eles contém. Por isso, listamos os principais alimentos ricos em Proteínas disponíveis facilmente.Alimentos Ricos em Proteínas

  • Soja – 36 gramas
  • Coxão Mole – 36 gramas
  • Filé de Frango – 33 gramas
  • Sardinha – 32 gramas
  • Pernil Suíno – 32 gramas
  • Carne Moída – 27 gramas
  • Merluza – 27 gramas
  • Amendoim – 27 gramas
  • Cação – 26 gramas
  • Bacalhau – 24 gramas
  • Grão-de-bico – 21 gramas
  • Castanha-do-Pará – 15 gramas
  • Quinoa – 15 gramas
  • Aveia – 14 gramas

Para se ter uma ideia, 100 gramas de brócolis contém 3g de proteína. já a sardinha, por exemplo, possuir 32g. Por isso, se deseja consumir ao máximo alimentos que têm maior índice de proteína, confira a lista dos principais itens. Mas, lembre-se de que é importante ter um cardápio equilibrado e incluir diferentes tipos de alimentos nas refeições. Então confira agora Os 12 Alimentos Ricos em Proteínas:

Aveia: É um cereal com alto valor proteico, possui vitaminas do complexo B – fundamentais para manter a energia do corpo e da mente -, vitamina E (ação antioxidante) e minerais como zinco, silício ( produção de colágeno na pele), selênio, ferro, magnésio, fósforoe cobre.

Castanha-do-Pará: Com Proteínas quase equivalentes às do leite de vaca, a castanha é rica em ômegas 3 e 6. Ela também ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL).

Amendoim: É rico em fósforo, potássio, sódio, vitamina E e magnésio, nutrientes que ajudam a reduzir a irritabilidade e melhoram o controle da pressão arterial.

Grão-de-Bico: O grão-de-bico contém 23% de Proteínas, além de boa quantidade de magnésio, um mineral importante para geração de energia e relaxamento muscular.

Quinoa: A quinoa contém Proteínas de alta qualidade (índice mais elevado entre os cereais). Além disso, é rica em minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro e zinco, assim como em fibras alimentares. Estudos apontam que a quinoa melhora a resposta imunológica, auxilia na diminuição de processos inflamatórios e artrite reumatoide.

Soja: A soja possuir grande quantidade de Proteínas e, por ser de origem vegetal, não contém gordura nem colesterol. Muito se discute sobre a biodisponibilidade da proteína de origem vegetal, ou seja, quanto da proteína ingerida do alimento o nosso organismo consegue aproveitar. Sabe-se que as fontes de proteína animal apresentam um alto valor biológico e por isso são bem aproveitadas pelo organismo. A soja, mesmo sendo de origem vegetal, também é considerada um alimento de alto valor biológico, sendo, portanto, importante na alimentação.

Sardinha, Merluza, Cação e Bacalhau: Os peixes são ricos em Proteínas de alta qualidade e também têm aminoácidos essenciais, de fácil digestão. Em geral, a maioria dos peixes apresenta menos gorduras do que as carnes bovinas e suínas, principalmente as saturadas, sendo algumas fontes de ômega 3, conferindo benefícios como diminuição do risco de doenças cardiovasculares, redução de pressão arterial e diminuição do triglicérides.

Alimentos ricos em ProteínaEles também são fontes de vitamina A, E, D e do complexo B (B3 e B5), e minerais como sódio, potássio, ferro, magnésio, cálcio, iodo, flúor, selênio e manganês.

Coxão Mole e Carne Moída: A carne vermelha é um alimento rico em nutrientes, tornando-se importante para o crescimento e desenvolvimento do organismo. É uma das opções mais ricas em Proteínas, ferro e vitamina B12, prevenindo anemia. Também contém as vitaminas A, D, E, K e todos os aminoácidos essências. Além disso, ela possui Proteínas de alto valor biológico, as quais auxiliam na recuperação e manutenção muscular.

Pernil Suíno: A carne suína magra é uma opção saudável. Ao contrário do que muitos acreditam, ela possui menor teor de gordura e calorias do que muitas outras. A carne de lombo de porco, por exemplo, é tão magra quanto o peito de frango sem pele. Bifes de pernil também são uma opção magra e muito saborosa.

Filé de Frango: Além de conter aminoácidos essenciais de alta concentração, o frango apresenta digestão mais fácil que a carne bovina e tem uma quantidade de gorduras saturadas menor no corte do peito. Ele possui vitaminas do complexo B, como a niacina (B3) – importante para o sistema nervoso e a circulação dos vasos sanguíneos – e a vitamina B6 – que auxilia na saúde do coração. E nutrientes como ferro, fósforo, cobre, zinco, manganêse selênio ainda podem ser encontrados nesse alimento.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.