Início » Nutrição » Castanha de Caju: para que serve, como usar, benefícios e malefícios

Castanha de Caju: para que serve, como usar, benefícios e malefícios

castanha de caju 1

A castanha de caju é rica em nutrientes e fornece uma grande variedade de benefícios para nossa saúde.

Além disso, a castanha de caju é delicadamente doce, ainda crocante, deliciosa e embalada com energia, antioxidantes, minerais e vitaminas que são essenciais para a saúde.

O kaju, ou “caju” em português, é um dos ingredientes populares em pratos doces e salgados em todo o mundo.

 

Castanha de Caju: para que serve, como usar, benefícios e malefícios
Castanha de Caju: para que serve, como usar, benefícios e malefícios

 

A castanha de caju é nativa da floresta amazônica do Brasil.

Ele se espalhou por todo o planeta por exploradores portugueses e hoje, é cultivada em uma escala comercial no Brasil, Vietnã, Índia e muitos países africanos.

A árvore de cajueiro tem muitas frutas falsas comestíveis, em forma de pera ou “frutas acessórias”, chamadas “maçãs de caju”.

A castanha de caju que é uma “verdadeira fruta”, firmemente ligada à parte inferior da caju-maçã, aparecendo como uma válvula no sino.

Botanicamente, esta pequena “fruta verdadeira” em forma de feijão é uma drupe, com uma capa externa dura que inclui uma única semente comestível conhecida comercialmente como “castanha de caju”.

A castanha de caju mede cerca de uma polegada de comprimento, 1/2 polegada de diâmetro e forma de rim ou feijão, com uma superfície lisa e ponta pontiaguda curvilínea suave.

Cada porca se divide em duas metades como nas leguminosas. O kernel branco creme possui textura firme e crocante e sabor doce e amanteigado.

Valor Nutricional Castanha de Caju

castanha de caju é uma das nozes extremamente nutritivas.

Esta porca delicada e doce é embalada com energia, fibra, antioxidantes, minerais, vitaminas e fitoquímicos.

É rico em minerais como Manganês, Potássio, Ferro, Cobre, Zinco, selênio e fósforo.

Também contém vitaminas do complexo B como ácido pantotênico, tiamina, piridoxina, riboflavina e folato.

A maçã de caju contém cinco vezes mais vitamina C do que a maioria das frutas cítricas.

No entanto, o caju é um alimento de alta caloria e cada 100 gramas que servem de caju fornecem 553 calorias.

Seleção e Armazenamento da Castanha de Caju

A castanha de caju pode estar disponível no mercado todo o ano.

Nas lojas, apenas as castanhas de caju sem casca são vendidas já que a casca contém resina fenólica, o urushiol, que é uma potente toxina irritante da pele.

Nas lojas, pode-se encontrar castanha de caju crua, salgada, açucarada ou confitada.

Compre castanha de caju descascadas com brilhantes cremes brancas, compactas, uniformes e se sintam pesadas na mão.

Eles devem estar livres de rachaduras, mofo e manchas e livres de cheiro rançoso.

Em casa, armazene a castanha de caju dentro de um recipiente hermético e mantenha a geladeira para evitar que fiquem ranço.

Em condições ideais, as nozes frescas devem durar 5-6 meses.

 

Castanha de Caju: para que serve, como usar, benefícios e malefícios
Castanha de Caju: para que serve, como usar, benefícios e malefícios

Usos da Castanha de Caju

A castanha de caju têm textura crocante e amanteigada com um agradável aroma frutado doce. Aqui estão algumas dicas de usos:

  • Os cajus podem ser apreciados como um lanche. Elas também podem ser comidos salgados ou adoçados.
  • Os cajus são nozes, mas agradavelmente gostosos. Elas podem ser apreciados como um enfeite em vários tipos de doces e sobremesas.
  • Os cajus, juntamente com amêndoas e outras frutas secas, estão sendo usados ​​em pratos de arroz salgados, arroz-pulao… etc, e em preparações de curry (kaaju-shahi-paneer) em índios, persas, paquistanesas e de meio- Regiões orientais.
  • Caju dividido ou amassado, juntamente com amêndoas, o pistache geralmente é polvilhado sobre sobremesas, particularmente sundaes, e outros confeitos para melhorar o sabor.
  • As castanhas de caju são amplamente empregadas na confeitaria, como adição a biscoitos, doces e bolos.
  • As maçãs de caju estão entre frutas populares; comido por conta própria em muitas regiões ao redor do mundo. Eles também estão sendo usados ​​para preparar bebidas saudáveis.

A castanha de caju além de ser muito deliciosa, também vem acompanhada de diversos benefícios para saúde.

  • Previne o câncer.
  • Reduz a pressão arterial elevada.
  • Previne cálculos biliares.
  • Ajuda a digestão.
  • Sono agradável.
  • Gengivas e dentes saudáveis.

Óleo de Castanha de Caju

O método de compressão a frio é usado para extrair o óleo da castanha de caju.

Este óleo é extremamente benéfico para manter a pele saudável. A alta concentração de óleo gordo essencial ajuda a manter a umidade da pele.

Uma fonte rica de óleo de castanha de caju da Vitamina E pode ajudar a prevenir os sinais de envelhecimento, como linhas finas e rugas, se usado regularmente em massagens corporais.

 

Castanha de Caju: para que serve, como usar, benefícios e malefícios
Castanha de Caju: para que serve, como usar, benefícios e malefícios

Benefício da Castanha de Caju Para Saúde

Dentária:

Os pesquisadores descobriram que os produtos químicos presentes na castanha de caju podem matar bactérias gram positivas e aflições penetrantes da boca que causam cárie dentária.

Também se acredita que o consumo moderado de castanha de caju pode eliminar os dentes abscessados, embora ainda não tenha sido comprovado.

Para Saúde dos Olhos: 

A castanha de caju contêm pequenas quantidades de zea-xantina, um antioxidante importante, que é absorvido seletivamente na lutea da mácula da retina no olho.

Isso dá aos nossos olhos a proteção das funções de filtragem de raios UV, evitando a degeneração macular relacionada à idade nos idosos.

Perda de Peso: 

A castanha de caju é um alimento altamente gordo, mas com boa gordura e 75% da gordura é insaturada.

As gorduras insaturadas fornecem mais energia ao corpo, facilitando o metabolismo do organismo.

Isso pode ajudar a perder peso, somente se consumado com moderação.

Função Cerebral: 

Nosso cérebro depende de dois tipos de gorduras – gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas para a produção de células cerebrais.

A castanha de caju contém ambas as gorduras. Também melhora a circulação de oxigênio para o cérebro, o que ajuda a melhorar a memória.

Saúde do Coração: 

A castanha de caju é rica em vários ácidos graxos mono insaturados, como ácido oleico e palmitoleico.

Esses ácidos graxos essenciais ajudam na redução da lipoproteína nociva de baixa densidade, enquanto aumenta o colesterol bom.

Os ácidos graxos monoinsaturados podem ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos, prevenindo doenças das artérias coronárias.

Para os Ossos: 

O Magnésio encontrado nas castanhas de caju promove a estrutura óssea saudável. Também contém Cálcio que previne a perda de densidade mineral óssea.

 

Castanha de Caju: para que serve, como usar, benefícios e malefícios
Castanha de Caju: para que serve, como usar, benefícios e malefícios

Saúde das Gengivas:

Como mencionado anteriormente, o teor de magnésio presente nas Castanha de Caju é muito bom para os ossos. Então dá dentes saudáveis, bem como gengivas fortes para mantê-los.

Para um Sono agradável:

Após a menopausa, essas Castanha de Caju podem dar-lhe um sono relaxado e agradável durante as noites.

Eliminar Radicais Livres:

A Castanha de Caju ajudam o nosso organismo a utilizar adequadamente o ferro e a eliminar os radicais livres que causam problemas de saúde.

Proteger Degeneração Macular:

A Castanha de Caju têm a capacidade de filtrar os raios UV  e nos proteger da degeneração macular.

Eliminar Radicais Livres:

A Castanha de Caju ajudam o nosso organismo a utilizar adequadamente o ferro e a eliminar os radicais livres que causam problemas de saúde.

Como Antioxidantes:

Que melhor maneira de dar amor ao seu ticker do que aproveitando um lanche nutricional? Poucas pessoas sabem que Castanha de Caju são deliciosas são ricas em antioxidantes e provaram suportar qualidades cardio-protetoras significativas.

Como várias outras nozes, os cajus contêm uma quantidade bastante elevada de fenóis de alquilo na sua composição, mas também co-fatores para uma grande variedade de enzimas, como cobre, magnésio ou selênio.

Por Ser Rico em Magnésio:

Embora o cálcio seja considerado um dos fatores mais importantes para determinar uma estrutura óssea saudável, poucos são aqueles que conhecem o verdadeiro valor do magnésio desse ponto de vista.

É apreciado que cerca de 2/3 da quantidade de magnésio encontrada no corpo humano reside em nossos ossos, então devemos realmente reconsiderar a importância desta vitamina se quisermos manter os ossos do super-herói.

Controlar a Pressão Arterial: 

Outra razão pela qual a ingestão elevada de magnésio de Castanha de Caju pode mudar visivelmente a sua vida é o impacto que tem sobre a pressão sanguínea.

A falta de magnésio pode levar a uma hipertensão arterial alarmante e até mesmo a várias cãibras musculares, espasmos e tensões.

As castanhas de caju são conhecidas por diminuir a pressão arterial e ter um impacto maravilhoso em pacientes que sofrem desta condição.

Mesmo que você não tenha esses tipos de problemas, você deve saber que eles também ajudam a lutar contra a enxaqueca e continuar seu dia sem dor e com uma mente clara.

 

Castanha de Caju: para que serve, como usar, benefícios e malefícios
Castanha de Caju: para que serve, como usar, benefícios e malefícios

Como Lanche Saudável:

Quem pensou que comer poderia ajudá-lo a perder peso? Outro benefício para a saúde da Castanha de Caju é o seu excelente colesterol que ajudou na perda de peso inúmeras vezes.

Pesquisas mostram que as pessoas que comem cajus com pelo menos duas vezes por semana realmente ganham menos peso do que aqueles que não!

Embora a maioria das pessoas esteja hesitante quando eles ouvem que a Castanha de Caju são reconhecidas como gorduras, estudos demonstraram a existência de minerais traços dietéticos como manganês, cobre, fósforo e magnésio nestas nozes apetitosas.

Os autores de um estudo realizado em Espanha concluíram que “o consumo freqüente de nozes estava associado a um risco reduzido de aumento de peso (5 kg ou mais)”.

Saúde da Pele e Saúde:

Castanha de Caju é mundialmente famoso como sendo um trabalhador milagroso quando se aproxima de cabelos e cuidados com a pele.

Além do fato de que este óleo aumenta a tonalidade da pele e do músculo, ele também fornece uma dose saudável de melanina, que é um pigmento significativo que auxilia no envelhecimento prematuro.

A Castanha de Caju também são ricas em cobre, o que melhora a cor do cabelo e pode levá-lo ao som preto perfeito que você sonhou.

Este óleo perfumado também contém ácido linoleico e ácido oleico, que dá ao seu cabelo uma aparência sedosa e suave e brilha lindamente.

Tendo problemas com perda de cabelo ou calvície? Acredite ou não, o óleo de caju pode ser o seu salva-vidas.

Como Anti-inflamatório:

Numerosas partes da planta da Castanha de Caju provaram ser bem sucedidas em usos medicinais.

Na Guiana, a tribo ameríndia Patamuna incorporou cajueiro na sua lista de ingredientes para medicina tradicional com vários benefícios para a saúde.

Ao moer sementes de cajú, eles obtêm um remédio para mordidas de cobra que, de outra forma, poderiam se tornar fatais.

Além disso, eles usam óleo de Castanha de Caju para saltos rachados ou muitas vezes de atividade anti-fungos.

As folhas e a casca podem proteger seu corpo de bactérias e fungos, se preparados adequadamente. Dor de estômago? Você deve saber que os cajus têm propriedades antidiarreicas altas que poderiam poupar poucas viagens ao banheiro.

Para Nervos Saudáveis:

O magnésio é armazenado na superfície dos ossos que impede que o cálcio entre nas células nervosas e, assim, mantém os vasos sanguíneos e os músculos relaxados.

Quantidade insuficiente de magnésio pode levar cálcio a entrar nos vasos sanguíneos levando-os a contratar. Isso também leva a hipertensão, enxaquecas, etc.

 

 

Malefícios da Castanha de Cajú

A anafilaxia é uma alergia comum causada por castanha de caju.

A reação pode variar de dificuldade respiratória, dor no abdômen, vômitos, diarreia para urticária.

A anafilaxia é causada principalmente devido ao composto químico urushiol presente em conchas, castanha e maçãs de caju.

As castanhas de caju podem causar inchaço do rosto e outras áreas do corpo.

Outros efeitos colaterais comuns do excesso de consumo de castanha de caju são os vômitos e a diarreia, que são a reação natural do organismo para eliminar as impurezas. Se não for tratada, pode causar desidratação.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.