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Os 10 Benefícios da Aveia Para Perder Peso

Os Benefícios da Aveia Para Perder Peso e ganhar massa magra. Além disso, a aveia é um elemento natural com um grande poder nutritivo. Ela oferece tantas coisas ao nosso organismo que, durante muitos anos, foi o alimento base de muitos povos e civilizações. Isso fez com que ela ganhasse o título de “rainha dos cereais”, pois o seu alto teor de proteínas, vitaminas, carboidratos, minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e manganês) e outros nutrientes fazem com ela se destaque em diversas categorias.

Assim, a aveia é ideal para quem quer perder peso, controlar o colesterol e a pressão arterial, melhorar o trânsito intestinal, regular os níveis de açúcar nos sangue e inclusive proteger o organismo contra o câncer. Então, confira agora os 10 Benefícios da Aveia Para Perder Peso:

Benefícios da Aveia Para Controlar o Peso: Como mencionado acima, a Fibra solúvel presente na Aveia facilita a digestão lenta e a absorção prolongada de nutrientes. Isso ajuda você a ficar cheio por períodos mais longos, evitando assim o risco de comer demais e à obesidade.

Grãos Integrais: Grãos integrais lentamente liberaram açúcar na corrente sanguínea, mantendo assim um nível de energia consistente. Açúcar fornece energia para o corpo. No entanto, quando há um excesso de oferta, o corpo armazena como gordura. Grãos integrais impedem que isso aconteça.

Uma dieta de baixa caloria contendo grãos integrais fibrosos como um constituinte intrínseco combinado com o exercício regular diminuiu significativamente a gordura corporal e aumentou a ingestão de fibra dietética, minerais e nutrientes, de acordo com um estudo de 2006 publicado no Journal of American Dietetic Association.

Além disso, os cereais integrais (ao contrário dos grãos refinados) têm todas as suas propriedades nutricionais intactas. Combinado com todas as outras propriedades de perda de peso de aveia, isso se torna crucial, pois não só ajuda a perder quilos, mas também garante que não está privando-se de nutrientes.

Benefícios da  Digestão: Os flocos de aveia ajuda na digestão saudável através das Fibras insolúveis. Estas Fibras funcionam movendo o alimento através do intestino para ajudar a tratar a constipação. Além disso, as pessoas que sofrem de refluxo gastroesofágico (DRGE) pode se beneficiar muito da aveia em flocos. A aveia em flocos, sendo baixa em gordura total, ajuda a controlar os sintomas da DRGE, como azia.

Beta-Glucano: Beta-glucano é uma substância que ocorre nas paredes celulares de plantas como cevada e aveia. A maior concentração de beta-glucano é encontrada em farelo de aveia. A aveia rica em beta-glucano diminuiu significativamente o índice de massa corporal (IMC), gordura corporal, peso e relação cintura-quadril em indivíduos adultos com IMC superior a 27, de acordo com um estudo publicado em 2013 em Plant Foods for Human Nutrition.

Beta-glucano ajuda a perda de peso, restringindo o nível de glicose no sangue. As pessoas que estão com excesso de peso muitas vezes consomem uma boa quantidade de alimentos ricos em carboidratos e refrigerantes. Estas substâncias liberam excesso de açúcar na corrente sanguínea, algumas das quais são convertidas em energia e o resto é armazenado como gordura.

Muesli (cereais à base de aveia) contendo 4 gramas de beta-glucanos reduziu significativamente os níveis de glicose em indivíduos do estudo, de acordo com um estudo de 2007 publicado no European Journal of Clinical Medicine.

A ingestão de alimentos diminuiu em mais de 95 calorias em indivíduos que consumiram mais de 5 g de beta-glucanos, 4 horas antes de uma refeição, de acordo com um estudo de 2009 publicado em Molecular Nutrition and Food Research.

Proteína: Uma xícara de aveia cortada não cozida (156 g) contém cerca de 26 g de proteína. As dietas ricas em proteínas que contêm 25 a 30 g de proteína por refeição melhoram a saciedade e o controle de peso e reduzem o risco de diabetes, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, de acordo com um estudo de 2015 publicado no The American Journal of Clinical Nutrition.

A proteína dietética promove a perda de peso além por ajudando a termogênese, o processo pelo que determinados alimentos realçam metabolismo. As proteínas são muito mais difíceis para o corpo para quebrar do que gorduras e carboidratos. Assim, o corpo acaba gastando mais energia ao processar proteína dietética. Isto embala o metablismo significativamente.

Carboidratos Complexos: Os carboidratos complexos encontrados na aveia convertem-se em açúcar a uma taxa mais lenta do que carboidratos simples encontrados em produtos alimentares refinados. Açúcar libera energia no corpo.

Quando o açúcar é liberado na corrente sanguínea de uma só vez, como acontece com carboidratos simples, alguns são convertidos em energia, enquanto o resto é imediatamente armazenado como gordura. A liberação gradual de energia impede que isso aconteça, inibindo assim o ganho de peso.

Em um estudo de 2003 publicado no Journal of American Medical Association, 60 indivíduos consumiram uma dieta de liberação de energia lenta com alimentos complexos carboidratos como um constituinte importante, enquanto 60 indivíduos adotaram um estilo de vida saudável, mas não seguiram uma dieta específica.

Após 2 anos, o primeiro grupo relatou uma significativa e maior redução do peso corporal, IMC, pressão arterial, glicose, insulina e triglicérides do que o segundo grupo. Portanto, a incorporação de aveia em dieta diária irá promover a perda de peso e aumentar a saúde geral.

Aveia Baixo em Calorias e Gordura: Uma pessoa precisa queimar cerca de 3.500 calorias para perder 1 libra. Uma xícara de aveia contém cerca de 106 calorias – uma quantidade insignificante. Uma xícara de aveia contém 11 g de gordura, mas é incrivelmente baixa em gorduras saturadas que promovem ganho de peso e aumentam o risco de doença cardíaca.

O baixo teor calórico de farinha de aveia, combinado com os benefícios do beta-glucano e suas propriedades de alta fibra e alta proteína, fazem dele o alimento perfeito para promover a saciedade a longo prazo e perda de peso.

Benefícios da Aveia Para o Desempenho Atlético: A aveia é rica em beta-glucanos, fibra solúvel, proteínas e carboidratos complexos que gradualmente liberam energia para que o corpo nunca se esgote. Todas estas propriedades tornam a aveia uma escolha de alimento indispensável pré-treino.

Os atletas do sexo masculino que consumiram aveia com água 45 minutos antes do exercício mostraram maior duração do desempenho, mantiveram os níveis normais de glicose mais tempo e aumentaram o metabolismo de carboidratos (libera energia) durante o exercício, de acordo com um estudo de 2001 publicado no Metabolismo.

Como outros grãos integrais, a aveia contém antioxidantes que ajudam a proteger as mitocôndrias (reserva de energia do corpo) dos radicais livres que sugam energia. A aveia também é rica em vitaminas (especialmente vitaminas B como o ácido fólico e tiamina), minerais (particularmente manganês, magnésio e fósforo) e ácidos graxos ômega-3. Estes nutrientes ainda mais energizam para que possa exercitar e ser fitness.

Aveia Controla os Níveis de Açúcar no Sangue: Os flocos de aveia são ricos em beta-glucano, uma Fibra solúvel que se transforma em gel durante o processo de digestão. Este gel aumenta a viscosidade dos alimentos no estômago e intestino delgado. Como resultado, ele diminui o período de digestão, resultando, assim, numa absorção prolongada de hidratos de carbono. Desta forma, aveia ajuda a evitar as mudanças dramáticas nos níveis de açúcar no sangue.

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