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Os 10 Alimentos Ricos em Sódio Para Incluir na Dieta

Os 10 Alimentos Ricos em Sódio que você deve incluir na sua dieta. Alem disso, o sódio é um elemento químico que é essencial para o funcionamento celular adequado e manter os níveis de fluido do corpo. é também importante para a transmissão de impulsos nervosos encontrados nas células. O excesso de sódio no organismo pode levar a pedras nos rins, insuficiência renal, a desidratação, problemas respiratórios, úlceras gástricas, câncer, insuficiência cardíaca, aumento de peso, pobre desenvolvimento ósseo, ganho de peso, e a pressão sanguínea elevada. Então, agora confira os 10 Alimentos Ricos em Sódio Para Incluir na Dieta.

alimentos-ricos-em-sodioFrutos do Mar: Os frutos do mar são uns dos melhores alimentos rico em sódio. Alem disso, diferentes tipos de frutos do mar como o bacalhau, camarões, caranguejos, mexilhões, polvo, vieiras, lulas, lagostas, amêijoas, ostras etc. são todos boas fontes de sódio.

Sal: Os níveis de sódio são muito críticos para muitas reações químicas no corpo, portanto a quantidade consumida é importante para sua saúde. A quantidade de sal consumido está diretamente relacionada com a quantidade de sódio. A razão é que o sal contém sódio e cloro. É aconselhável para os adultos a não consumir mais do que 6 g de sal por dia.

Fruta de Estrela: Também conhecida como carambola, este fruto é rico em antioxidantes e vitamina C. Esta fruta selvagem contém pequenas quantidades de açúcar, de sódio e ácido cítrico, tornando-se um dos principais alimentos rico em sódio.

Produtos lácteos: Sim, você ouviu direito. Os produtos lácteos, como leite, manteiga, requeijão e queijo são umas das principais fontes de alimentos ricos em sódio. Os produtos lácteos contém sal e conservantes que aumenta o nível de sódio.

A Carne: O sal é usado como um conservante em muitas carnes, e, portanto, não há a presença de quantidades elevadas de sódio nelas. Carnes como bacon, salame e carne seca, estão entre umas das melhores fontes de alimentos ricos em sódio.

Vegetais: Os vegetais são uma boa opção de alimentos ricos em sódio, como a acelga, beterraba, couve, berinjela, pimentão, batata, tomate, dente de leão, mostarda, nabo, alcachofra, espinafre etc. contêm sódio que retiram do solo. A quantidade de sódio nestes vegetais depende do teor de sódio do solo na área onde são cultivadas.

Frutas: As frutas são outra grande fonte de alimentos ricos em sódio. As frutas contém antioxidantes, vitaminas, minerais juntamente com o sódio, o que é muito útil para o corpo humano, nas quantidades necessárias. Os frutos que contêm sódio incluem figos secos, azeitonas, melancia, ameixa, uva, banana, maracujá e melão. Os sucos de frutas como laranja, uva, abacaxi e também contêm sódio devido à adição de sal e conservantes.

Especiarias: Outra alternativa de alimentos rico em sódio são as especiarias. Alem disso, a sua utilização em todos os alimentos pode fornecer sódio ao corpo. Essas especiarias são mostarda, pimenta em pó, cravo, sementes de aipo, cominho, açafrão, hortelã, folha coentro, endro, maçã, curry em pó e cebola em pó. Ervas secas como cerefólio, manjerona, estragão e tomilho também contêm pequenas quantidades de sódio.

Bebidas: Bebidas como chá preto, chá, café, cerveja e vinho têm quantidades elevadas de sódio. Assim, eles podem cumprir a quantidade de sódio exigido pelo seu corpo, mas estes devem ser tomados em pequenas quantidades, devido ao teor de cafeína nessas bebidas.

sodio-alimentosLeite de Coco: O leite de coco contém calorias, proteínas, gorduras e hidratos de carbono, bem como de sódio. O sódio também está disponível em pudins, sorvete de coco, mistura seca, mix instantâneo preparado com 2% de leite etc.

Algumas Dicas Importantes Para Você:

  • O subconsumo de sódio pode levar à hiponatremia; portanto, tente satisfazer a necessidade diária de sódio do seu corpo.
  • Evite o uso demasiado de sódio para evitar problemas de saúde. Use apenas ingredientes frescos e / ou alimentos com pouca ou sem adição de sal.
  • Pare de comer alimentos de conveniência, como sopas enlatadas, legumes; massas e arroz misturas; jantares congelados; cereais instantâneas, pudim, molho e molho de misturas.
  • Verifique sempre os níveis de sódio em qualquer produto alimentar antes de comprá-lo.

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