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Os 10 Alimentos que São Essenciais Para Coloca nas Saladas

Os Alimentos que São Essenciais Para Coloca nas Saladas são diversos, pois, eles possui grande quantidades nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. As saladas ganham mais importância no cardápio diário, pois proporcionam uma alimentação leve, nutritiva e saudável. Além  disso, garantem praticidade e pouco tempo para preparar. As folhas e vegetais são muito importantes na alimentação e nas dietas, porque são alimentos ricos em fibras e estas contribuem para o bom funcionamento do intestino ajudando na digestão.

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Uma pessoa adulta deve consumir por dia, uma média de 400g de legumes, verduras e frutas. Isso para garantir que o corpo ganhe energia de forma saudável, sem estocar gorduras ou ter falta de nutrientes. Porém, é comum que a salada, principalmente aquelas compostas por folhas, ganhe pouco espaço nas refeições diárias.

Frutas secas: As Frutas Secas faz parte da lista dos Alimentos que São Essenciais Para Coloca nas Saladas, Alem disso,  é indicada para complementar as saladas. As versões ressecadas ou em forma de chips, também são capazes de apetecer o paladar. Entre os sabores mais comuns no mercado estão: damasco, uva passa, maçã, banana e manga.

Dica: monte a salada e salpique-as após finalizar o prato, para evitar que se desmanchem, ou no caso dos chips, que percam de ficarem crocantes. Uma colher (de sopa) é a quantidade ideal para fazer este prato de saladas.

O doce das frutas: Dá para aliar o doce das frutas nas saladas também! Isso deixa a salada mais suculenta e nutritiva. Assim como as folhas, esses alimentos adocicados são ricos em fibras e ajudam na sensação de saciedade, fazendo da sua refeição leve mais completa, sem a necessidade de beliscar fora de hora.

Dica: frutas cítricas como a laranja e a tangerina, são ótimas opções para combinar com as saladas verdes escuras, e que vai dar um gostinho especial.

Azeitonas nas saladas: Não são um toque especial somente em antepastos e pizzas. As azeitonas verdes e as pretas são capazes de transformar sua refeição, tanto no sabor, quanto no quesito saúde. Assim como o azeite de oliva, as azeitonas concentram ômega 3 e antioxidantes.

Dica: dose a quantidade de sal na salada, uma vez que as azeitonas já concentram boa quantidade de sódio. Apesar de as pessoas preferirem comer a azeitona pura, ela vai dar um gosto especial na salada.

Saladas com cogumelos: Pouco comuns na mesa brasileira, esses alimentos são importantes para uma dieta balanceada. são ricos em potássio, o que auxilia no controle da hipertensão, fonte de fibras, que beneficia o bom funcionamento intestinal (o que favorece ao controle do colesterol), atuando na prevenção de doenças cardiovasculares.

Dica: nunca lave o cogumelo em água corrente, uma vez que ele absorve com facilidade esse líquido, eliminando a boa textura. Apenas limpe-o com pano úmido e, para que não escureça, regue com suco de limão.

Alho torrado: O alho e um dos principais Alimentos que São Essenciais Para Coloca nas Saladas, Pra quem gosta de alho, está é uma maneira excelente de deixá-lo pronto para usar. Além de possuir vários benefícios da versão in natura, esse tipo tem um ponto alto: o cheiro. É perfeito para estimular o apetite e fazer da sua salada mais gostosa de saborear.

Dica: destaque os dentes de alho e passe-os no espremedor. Assim como as frutas secas, dê preferência para salpicar um punhado após finalizar a sua salada.

Palmito: Possui poucas gorduras e não acrescenta muitas calorias a salada. Além de saboroso, ainda é fonte de vitamina C. Os palmitos são conservados em salmoura e consumidos frios acompanhando saladas ou cozidos em diversas receitas.

Dica: Antes de acrescentar a salada, ferva o palmito para evitar contaminação e deixe na geladeira até a hora de servir.

Grãos, castanhas e sementes: são crocantes e perfeitos para tirar a sua salada da mesmice de forma nutritiva. Você pode escolher entre versões torradas de grãos e sementes, como soja e semente de abóbora e frutos como castanha de caju, nozes e pistache.

Dica: Você pode amassa-los no pilão para deixá-los em pedaços menores na hora de salpicar.

Macarrão: Os tipos parafusos e gravatinha podem ser ótimos para tirar a salada da mesmice e dar sabor. Além disso, quando colocado em uma dieta balanceada o macarrão não engorda. Quatro colheres (de sopa) contém apenas 180 calorias e você ainda pode optar pela versão integral, que concentra mais nutrientes. A massa ainda é rica em carboidratos, responsáveis por dar disposição.

Dica: prefira deixa-lo al dente e guarda-lo na geladeira para resfriar, antes de misturar com a salada. isso evita que ele se desmanche ou estrague as folhas, quando adicionado ao prato de verdura.

Espero que estas dicas possam ser uteis para deixar as sua saladas mais atrativas e saborosas para sua dieta do dia a dia. Se tiver alguma dica não deixe de comentar.

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