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Os 10 Alimentos que Ajudam a Controlar o Diabetes

Os Alimentos que Ajudam a Controlar a Diabetes de forma simples e natural. Além disso, o diabetes é um distúrbio crônico que pode atingir pessoas de todas as idades, trazendo sérias consequências à saúde quando não controlado. O tipo 2 é mais comum, resultante, muitas vezes, do sedentarismo e da alimentação errada.

Entretanto, a doença se manifesta de outras formas: tipo 1 – quando não há produção de insulina pelo pâncreas; gestacional – que acontece durante a gestação, em mulheres que não eram consideradas diabéticos; além de outras manifestações em grupos de pessoas mais específicas, que também sofrem de outras males, por exemplo.

Muitos alimentos são restritos no cardápio de um diabético, por outro lado, você vai conhecer algumas opções que contribuem para uma alimentação balanceadas rica em propriedades nutritivas e com características que podem contribuir para a redução de riscos e controle do problema. Então, confira Os 8 Alimentos que Ajudam a Controlar o Diabetes.

Grão De Bico: O Grão de Bico é um dos melhores Alimentos que Ajudam a Controlar o Diabetes. Além de saboroso, muitos pesquisadores consideram como a melhor leguminosa para os diabéticos! Ele que tem baixo índice glicêmico, é capaz de melhorar a glicemia e o colesterol, além de ajudar a prevenir a anemia. Também contem um tipo de amido que ajuda na manutenção da flora intestinal, favorecendo o sistema imunológico.

Grãos e Sementes: Semente de Chia, Quinoa e Semente de Linhaça são alguns exemplos dessa família de super Alimentos que Ajudam a Controlar o Diabetes. Além disso, são ricas em nutrientes, elas ajudam a melhorar a circulação sanguínea, a fortalecer a imunidade e a controlar a glicemia. Além disso, melhoram o funcionamento do intestino: ótimo para quem sofre da doença, já que costumam ter um esvaziamento gástrico mais lento.

Aveia: A aveia é uma boa opção de Alimentos que Ajudam a Controlar o Diabetes. Esse cereal é cheio de fibras, especialmente a betaglucana, que é responsável por manter o nível de glicemia estável no sangue. Os benefícios não param por aí: o nutrientes ainda é capaz de ajudar na eliminação de compostos cancerígenos vindos da digestão de gorduras.

Berinjela: Outra boa opção de Alimentos que Ajudam a Controlar o Diabetes é a Berinjela. Além disso, a Berinjela é uma fonte de fibras solúveis, que são muito poderosas: ao entrar em contato com água, elas criam uma “capa” em volta do alimento, por isso o organismo absorve o açúcar em uma velocidade mais lenta. Esse fator contribui diretamente para o controle dos níveis glicêmicos.

Batata-Doce: A batata doce é um dos Alimentos que Ajudam a Controlar o Diabetes clássico quando o assunto é diabetes. E o motivo é fácil de entender: o tubérculo é rico em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, que são digeridos e absorvidos lentamente, estimulando gradualmente a liberação da insulina. Dessa forma, o alimento reduz o risco de diabetes e os picos de hiperglicemia após as refeições.

Frutas Vermelhas: As frutas vermelhas são um dos principais Alimentos que Ajudam a Controlar o Diabetes. Além disso, as frutas vermelhas possuem substâncias que têm ação anti-inflamatória, melhorando a circulação sanguínea que, no caso dos diabéticos, muitas vezes, é prejudicada. Elas, são ricas em antocianinas que previnem de quelar metais tóxicos, reduzindo possíveis intoxicações.

Feijão-Branco: O alimento é uma poderosa fonte de faseolamina, substâncias que tem capacidade de impedir a absorção de cerca de 20% dos carboidratos ingeridos.

Farinha de Banana Verde: A farinha de banana verde é uma boa opção de Alimentos que Ajudam a Controlar o Diabetes. O destaque vai para o amido resistente presente no alimento, que é uma substâncias de difícil absorção pelo organismo. Característico da fruta verde, esse nutrientes evita os picos de glicose no sangue. Você pode encontra-la em lojas de produtos naturais e o ideal é consumir até duas colheres (sopa) por dia.

Faça a Farinha de Banana Verde em Casa: Opte pela banana-prata e escalde unidades da fruta em água fervente por dois minutos. Depois, descasque-as e corte em pedaços pequenos. Disponha em uma fôrma e leve ao forno até ficarem quase torradas. Leve ao liquidificador e bata até virar farinha.

Mas Não é Só Isso! A prática regular de atividade física é muito importante, especialmente para quem sofre desse problema. Aliada a uma alimentação balanceada, ajuda a controlar os níveis de glicemia e a evitar as consequências do descontrole da doença. No entanto, a orientação de um profissional faz toda a diferença para garantir o bem-estar antes e depois dos exercícios, respeitando o limite do organismo de cada um. Além disso, acompanhar o quadro da doença com um médico especializado é a única maneira de obter tratamento adequado para cada caso.

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