Início » Doenças » Lipedema – O que é, Sintomas e Tratamentos

Lipedema – O que é, Sintomas e Tratamentos

Lipedema – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. A Lipedema afeta até 11% das mulheres. Isso ocorre quando a gordura é distribuída de forma irregular sob sua pele , geralmente nas nádegas e pernas. Embora comece como uma preocupação cosmética, pode eventualmente causar dor e outros problemas. Lipedema pode ser confundido com obesidade regular ou linfedema.

Lipedema

 

O que causa Lipedema: Embora a causa exata do Lipedema seja desconhecida, suspeita-se que os hormônios possam desempenhar um papel. Isso ocorre porque o lipedema afeta as mulheres, e muitas vezes começa ou piora na puberdade, gravidez, após a cirurgia ginecológica e sobre o tempo da menopausa. Segundo as estatísticas, até 11% de todas as mulheres são afetadas pelo Lipedema. Muitas autoridades também acreditam que os genes podem desempenhar um papel, já que muitas mulheres com Lipedema têm membros da família que também possuem a condição.

Sintomas de Lipedema: Os sintomas típicos são uma grande metade inferior e pernas em forma de coluna, que muitas vezes são macias e machucadas facilmente. Por exemplo, a metade superior do seu corpo pode ser um tamanho 8, mas a metade inferior pode ser um tamanho 16.

À medida que a condição avança, a gordura continua a se acumular e sua parte inferior do corpo cresce mais pesada. A gordura lipedêmica pode coletar nos braços. Ao longo do tempo, as células de gordura bloqueiam os vasos do seu sistema linfático, o que normalmente ajuda a equilibrar os níveis de fluido corporal e a proteger contra a infecção. Este bloqueio impede a drenagem adequada do líquido linfático, levando a um acúmulo de líquido chamado linfedema.

Se não for tratada, o linfedema pode levar a problemas como infecções, cicatrização tardia de feridas, desenvolvimento de tecido cicatricial chamado fibrose e pele endurecida nas pernas.

Causas do Lipedema: A causa não é conhecida, mas os médicos suspeitam que os hormônios femininos desempenham um papel. Isso ocorre porque a condição afeta principalmente mulheres, e muitas vezes começa ou piora na puberdade , durante a gravidez , após a cirurgia ginecológica e em torno da época da menopausa.
Os cientistas também acreditam que os genes estão envolvidos, porque muitas mulheres com a condição têm membros da família com a condição.

Tratamentos de Lipedema: Fazer dieta e exercitar não reduzirá a gordura envolvida no Lipedema. Mas ainda é importante fazer essas coisas porque elas podem ajudá-lo a perder peso com a gordura não Lipedema e reduzir a inflamação.

Um tratamento chamado terapia descongestiva completa pode aliviar os sintomas dolorosos. A terapia descongestiva completa envolve:

Drenagem linfática manual: Uma forma de massagem que usa movimentos suaves e rítmicos de bombeamento para estimular o fluxo de linfa em torno de áreas bloqueadas para vasos saudáveis, onde pode drenar para o sistema venoso. Isso ajuda a aliviar a dor e prevenir a fibrose.

Compressão: O uso de bandagens extensíveis ou calças de calças, calças ou calções de spandex personalizados para aumentar a pressão dos tecidos nas pernas inchadas e diminuir as chances de acumulação de fluido novamente.

Exercício: Ajuda a reduzir o acúmulo de fluido, aumentar a mobilidade e manter ou melhorar o quão bem as pernas funcionam.

Cuidado completo da pele e das unhas . Ajuda a diminuir o risco de feridas e infecção se você tiver associado ao inchaço

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.