Início » Endometriose – Sintomas, Causas e Tratamentos

Endometriose – Sintomas, Causas e Tratamentos

Endometriose

Endometriose – Sintomas, Causas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, a Endometriose é um problema doloroso e intrusiva que pode afetar todos os aspectos da sua vida. A Endometriose é como uma desordem onde o tecido que normalmente alinha o útero começa a crescer fora dela. Os tecidos deslocados podem afetar várias partes da região pélvica, incluindo os ovários e intestino.Os problemas de Endometriose ocorrem quando o tecido continua espesso e derramando durante o ciclo menstrual. Normalmente, ele iria sair do corpo durante o período. No entanto, o tecido fica preso, o que pode levar a inflamação e cistos.Endometriose Causas da Endometriose: De acordo com a Fundação de Endometriose da América, não está exatamente claro a causa da desordem. O que a pesquisa indica é que não é contagioso, e pode haver um aspecto genético que torna mais provável que as mulheres tenham Endometriose se um parente feminino próximo tiver. Curiosamente, a pesquisa também indicou que a Endometriose pode estar presente durante o desenvolvimento de um bebê. A desordem é então desencadeada na idade da puberdade.

Embora a causa exata da Endometriose não seja certa, as possíveis explicações incluem:

Menstruação retrógrada: Na menstruação retrógrada, o sangue menstrual contendo células endometriais flui para trás através das trompas de Falópio e na cavidade pélvica em vez de fora do corpo. Essas células deslocadas do endométrio se apegam às paredes pélvicas e às superfícies dos órgãos pélvicos, onde crescem e continuam a engrossar e sangrar ao longo de cada ciclo menstrual.

Transformação de células peritoneais: No que se conhece como “teoria da indução”, os especialistas propõem que hormônios ou fatores imunes promovam a transformação de células peritoneais – células que alinham o lado interno do seu abdômen – em células endometriais.

Transformação de células embrionárias: As hormônios, como o estrogênio, podem transformar as células embrionárias – células nos primeiros estágios de desenvolvimento – em implantes de células endometriais durante a puberdade.

Implante de cicatrizes cirúrgicas: Após uma cirurgia, como uma histerectomia ou C-seção, células endometriais podem se conectar a uma incisão cirúrgica.
Transporte de células endometriais. O sistema de vasos sanguíneos ou líquido fluido (linfático) pode transportar células endometriais para outras partes do corpo.
Transtorno do sistema imunitário. É possível que um problema com o sistema imunológico possa tornar o corpo incapaz de reconhecer e destruir o tecido endometrial que está crescendo fora do útero.

Sintomas Endometriose: Uma série de sintomas estão ligados à Endometriose, mas algumas pessoas não experimentam nenhum ou muito poucos deles. Isso dificulta o diagnóstico adequado. A

Tratamentos da Endometriose: Não existe uma cura para a Endometriose, mas pode ser administrada com medicação e terapia hormonal. Ao longo do tempo, os sintomas podem tornar-se mais intensos, exigindo uma abordagem mais agressiva: a cirurgia. Existem duas opções: cirurgia conservadora ou histerectomia total.Endometriose Cirurgia Tradicional: Essa é a abordagem frequentemente utiliza para as mulheres que ainda estão em sua fase reprodutiva e sofre de sintomas mais leves. Para manter o útero e os ovários intactos, o cirurgião remove o tecido acumulado para alívio temporário. No entanto, é provável que o tecido volte, assim como a dor e outros sintomas.

  • Histerectomia: Em alguns casos de Endometriose, é necessária uma histerectomia total quando os sintomas se tornam muito graves. Os cirurgiões removem os ovários e o útero, impossibilitando a reprodução. Até mesmo com uma histerectomia, os sintomas podem continuar. Isso pode ocorrer porque o estrogênio restante produzido pelos ovários pode estimular qualquer Endometriose remanescente.

A Endometriose pode ser uma condição devastadora que afeta as mulheres em um nível físico e emocional.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.