Início » Doença de Buerger – Causas, Sintomas e Tratamentos

Doença de Buerger – Causas, Sintomas e Tratamentos

Doença de Buerger

Doença de Buerger – Causas, Sintomas e Tratamentos também conhecida como tromboangeíte. Alem disso, a Doença de Buerger, é uma doença que causa obstrução dos vasos sanguíneos dos pés e das mãos. Os vasos sanguíneos ficam inflamados, reduzindo o fluxo sanguíneo. Também ocorre a formação de coágulos sanguíneos que posteriormente obstruem os vasos sanguíneos. A doença causa dor e pode levar a lesão tecidual e, nos casos graves, morte tecidual (gangrena).

Doença de Buerger
Doença de Buerger

A doença de Buerger afeta 20 em cada 100.000 pessoas nos Estados Unidos todos os anos, de acordo com as estatísticas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Esta doença pode afetar pessoas de todas as raças e faixas etárias. No entanto, acomete principalmente homens asiáticos ou do oriente médio com idade entre 20 e 40 anos, que fazem uso pesado de produtos com tabaco, incluindo tabaco para mascar. Então, confira agora Doença de Buerger – Causas, Sintomas e Tratamentos.

Causas: A causa da doença de Buerger nem é sempre conhecida. Alguns pacientes com esta doença podem ter predisposição genética. A doença de Buerger começa provocando edema (inchaço) das artérias e formação de coágulos nos vasos sanguíneos, restringindo o fluxo sanguíneo normal e impedindo que o sangue circule livremente pelos tecidos. A privação de nutrientes e oxigênio resulta em morte tecidual.

O risco de desenvolver a doença de Buerger aumenta quando o paciente fuma muito. Os pesquisadores não sabem ao certo a razão pela qual fumar produtos com tabaco aumenta o risco, mas a relação entre o tabaco e a doença é bem documentada. De acordo com os especialistas, quase todos os pacientes com doença de Buerger fazem uso de tabaco.

Tratamento Para Doença de Buerger: O tratamento para doença de Buerger deve ser acompanhado pelo clínico geral, mas normalmente é iniciado com a diminuição da quantidade de cigarros fumados por dia, até que o indivíduo deixe de fumar, uma vez que a nicotina promove o agravamento da doença.

Além disso, o indivíduo também deve evitar utilizar adesivos ou remédios com nicotina para deixar de fumar, devendo pedir ao médico para prescrever remédios sem essa substância.
Não existem remédios para tratar a doença de Buerger, porém alguns cuidados na doença de Buerger.

Incluem:

  • Evitar expor a região afetada ao frio.
  • Não utilizar substâncias ácidas para tratar verrugas e calos.
  • Evitar feridas por frio ou calor.
  • Utilizar sapatos fechados e pouco apertados.
  • Proteger os pés com ligaduras almofadadas ou utilizar botas de espuma.
  • Fazer caminhadas de 15 a 30 minutos 2 vezes por dia.
  • Elevar a cabeceira da cama cerca de 15 centímetros para facilitar a circulação sanguínea.
  • Evitar remédios ou bebidas com cafeína, pois provocam estreitamento das veias.
  • Nos casos em que não existe bloqueio completo das veias, as cirurgias de bypass ou de retirada de nervos podem ser utilizadas para impedir o espasmo das veias, melhorando a circulação sanguínea.
  • O tratamento fisioterapêutico para doença de Buerger não cura o problema, mas ajuda a melhorar a circulação sanguínea através de exercícios e massagens feitos, pelo menos, 2 vezes por semana.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.