Início » Doenças » Disúria – O que é, Causas e Tratamento

Disúria – O que é, Causas e Tratamento

Disúria – O que é, Causas e Tratamento que todos devem ficar atentos. Além disso, a Disúria é um termo médico que pretende caracterizar a dor ao urinar associada a uma sensação de desconforto, dor ou ardor ao urinar, que geralmente é sentida no tubo que transporta a urina para fora da bexiga (uretra) ou na área circundante dos órgãos genitais (períneo). Então, confira sobre a Disúria – O que é, Causas e Tratamento:

DisúriaO que é Disúria: Dor ao urinar, micção dolorida Disúria é um sintoma clínico caracterizado por uma sensação de dor, ardor, ou desconforto ao urinar. É uma queixa frequente responsável por um percentual significativo de consultas ao médico. Ocorre mais comumente em mulheres, especialmente em mulheres jovens e em pessoas que são sexualmente ativas. Na maioria das vezes, a Disúria é causada por uma infecção urinária simples, mas uma avaliação médica completa é necessária para o diagnóstico correto.

Causas de Disúria: Um grande número de condições pode causar esta condição. Nas mulheres, a causa mais comum é uma infecção do trato urinário. Nos homens, a uretrite e certas condições da próstata são as causas mais frequentes de dor ao urinar.

  • Pedras na bexiga
  • Clamídia
  • Cistite (infecção da bexiga)
  • Drogas, tais como as utilizadas no tratamento do câncer, que causam uma irritação da bexiga, como um efeito colateral
  • Herpes genital
  • Tampão esquecido ou retido
  • Ter sido sujeito a um procedimento recente ao trato urinário, incluindo o uso de instrumentos urológicos para testes ou tratamento
  • Infecção renal
  • Pedras nos rins
  • Prostatite (inflamação da próstata)
  • Infecções sexualmente transmissíveis (DST)
  • Sabonetes, perfumes e outros produtos de cuidados pessoais
  • Estenose uretral (estreitamento da uretra)
  • Uretrite (infecção da uretra)
  • Infecção do trato urinário (ITU)
  • Vaginite (infecção vaginal)
  • Infecção por fungos (vaginal)

Fatores de Risco: Os fatores de riscos para Disúria são relativos às patologias que causam sintomas de Disúria. O hábito alimentar é um fator. Sabe-se que pessoas que ingerem pouco líquidos tem mais chance de desenvolver cálculos e infecções urinárias que sabidamente podem cursar com Disúria. A promiscuidade também é um fator de risco na medida em que pode causar doenças sexualmente transmissíveis.

Diagnóstico da Disúria: Para o diagnóstico da causa da Disúria, o médico primeiramente vai checar a sua história perguntando sobre sua saúde geral e episódios anteriores de Disúria. Informações sobre a frequência de micção e história sexual e social fazem parte da investigação. O exame físico pode incluir avaliação do abdômen, dos órgãos genitais externos e exame ginecológico para as mulheres.

Em termos de exames laboratoriais, o exame de urina associado à urinocultura é fundamental para o diagnóstico de infecção bacteriana. Caso haja suspeita de outras patologias, a ultrassonografia renal e de vias urinárias podem ser necessárias. Demais exames estão condicionados às informações obtidas na história clínica.

Prevenir a Disúria: Algumas medidas de prevenção são importantes. Beber muitos líquidos, urinar na hora de dormir e após a relação sexual, não prender a urina por uma quantidade excessiva de tempo, ter uma boa higiene podem diminuir as chances de desenvolver uma infecção do trato urinário. Evite qualquer produto irritante na parte externa dos órgãos genitais em caso de Disúria. É importante reforçar que estas são apenas dicas úteis, mas não garantem necessariamente a prevenção do quadro.

DisúriaTratamento Para Disúria: Tratamento de Disúria depende da sua causa:

Cistite e pielonefrite: Geralmente, estas infecções causadas por bactérias podem ser curadas com antibióticos tomados por via oral. Antibióticos podem ser administrados na veia (via intravenosa) para pielonefrite grave, febre alta, calafrios e vômitos.

Uretrite: Uretrite é tratada com antibióticos. O tipo de antibiótico utilizado depende de qual a infecção que provoca a uretrite.

Vaginite: Tricomoníase e vaginose bacteriana são tratadas com antibióticos. Infecções fúngicas são tratadas com drogas antifúngicas, quer como uma pílula por via oral ou como um supositório ou creme inserido na vagina.

OBS: Se você for sexualmente ativo e está sendo tratado para Disúria causada por uma doença sexualmente transmissível, os seus parceiros sexuais também devem ser tratados.

Técnico em informática, Cursando Sistema em informação, hábil em seo, estrutura de dados, e apaixonado por musculação, boa alimentação e bem estar. Buscando sempre informação de forma segura com profissionais qualificados no assunto.