Início » Dicas de Saúde » Couve – Como Escolher, Preparar e Conservar

Couve – Como Escolher, Preparar e Conservar

couve

Couve – Como Escolher, Preparar e Conservar de forma que não se perca nenhum de seus nutrientes. Além disso, as dicas e recomendações especiais são para facilitar o preparo da Couve no dia a dia e aproveitar o melhor da hortaliça. Ao adicionar a Couve no cardápio, é preciso também ter alguns cuidados durante a sua compra, manuseio e preparo. A seguir, entenda mais sobre Couve – Como Escolher, Preparar e Conservar:

Como Preparar o Suco: Sucos naturais podem ser preparados tantos em liquidificadores quanto em centrífuga, mas o produto final terá algumas diferenças. A centrífuga dispensa o acréscimo de água – basta colocar os ingredientes, sem descascar, um por um e mistura tudo depois. Porém, o aparelho desperdiça grande partes das fibras dos alimentos (presentes no bagaço que sobra, que a própria centrífuga se encarrega de coar).couveJá o liquidificador quase necessita de água ou outro líquido para gerar o suco. Por exemplo, o suco de Couve pode ser combinado com Laranja, Água de Coco, sucos já prontos ou até chás. Esses aparelho preserva maior quantidades de fibras de todos os ingredientes e, por isso, a bebida preparada nele é mais indicada para quem quer combater a prisão de ventre ou reduzir o colesterol. Nesse caso, o recomendado é não passar o suco pela peneira.

Compra Certa: Escolha o maço de Couve mais verde que houver. Folhas amareladas indicam que a verdura já não está tão fresca. Quando optar por incluir outros ingredientes na receita, como frutas e legumes, opte pelos produtos da época, que geralmente são mais nutritivos e saborosos, além de terem preços mais acessíveis.

Sem Desperdícios: Compre só o que for usar dentro de três ou quatro dias, para não perder os alimentos. A Couve, por exemplo, fica amarela rapidamente. Faça as contas antes de ir ao mercado: por exemplo, se você usar duas folhas de Couve para cada copo de suco verde (e bebe um copo por dia), adquira cerca de oito folhas. A quantidade varia de acordo com o tamanho do maço. Se quiser optar por um maço maior, tente usar o restante das folhas em outras receitas, como Couve refogado, saladas e sopas.

Devidamente Higienizado: Todos os alimentos frescos incluídos nas receitas devem ser previamente limpos, especialmente se forem consumidos com a casca, como é o caso das frutas e de alguns legumes. Lave-os em água corrente potável.

Para a Couve e outras verduras, passe os dedos por toda a superfície das folhas, retirando qualquer sujeira. Deixe os vegetais de molho em uma mistura de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água, durante 30 minutos. Essa solução ajuda a eliminar os micro-organismo nocivos. Depois, passe tudo em água corrente novamente.

Já Para a Geladeira: Depois de bem limpinhos, é hora de armazenar os ingredientes. A Couve e outros vegetais (como MaçãHortelã e Cenoura) devem ser guardados em sacos plásticos perfurados e na parte de baixo da geladeira. Se for guardar alguma receita já pronta, prefira a prateleira de cima.

No Congelador Também: As folhas e os talos da Couve podem ser congelados, mas demandam um certo cuidado. Depois de lavadas, é necessário que as folhas passem por um choque térmico, conhecido como branqueamento. O processo consiste em jogar a folha em água fervente por alguns segundos e depois passar pela água gelada. Coloque em saquinhos ou potes e leve ao congelador.

Couve - Como EscolherVersatilidade de Sobra:

  • A estrutura firme das folhas de Couve colabora para que ela se torne um ingrediente versátil. Seja em forma de salada, suco, em meio à massa verdes (como panqueca), refogada ou qualquer outra forma, escolha a que mais agrade ao seu paladar!
  • Tanto juntos das folhas quanto separados, os talos são bem vindos em receitas quentes ou frias. É ali, aliás, que se concentra grande parte dos nutrientes, como fibras e vitaminas. Além disso, o aproveitamento integral dos alimentos contribui para a economia doméstica e a redução da emissão de lixo. Só vantagens!
  • Seja como acompanhamento de feijoada ou parte dos ingredientes de um prato, a Couve refogada dá mais sabor á qualquer refeição. Refogá-la na manteiga e temperá-la com bastante alho costuma ser o segredo dos amantes dessa verdura.
  • As folhas fresquinhas da Couve dão um toque especial em sucos e saladas. Experimente cortá-las em tiras finas e temperar com bastante Limão. Já nos sucos, elas podem ser apenas rasgadas, já que o liquidificador processa todos os ingredientes juntos .
  • Outra opção para deixar a rotina mais rápida é preparar gelos de Couve, os quais podem ser acrescentados aos sucos com ou sem a folha de Couve fresca. Para preparar, rasgue as já limpas e sem os talos e leve ao liquidificador, com água suficiente para cobri-las. Bata até ficar homogêneo. Essa pasta não deve ser nem muito grossa, nem muito rala. Em seguida, é só colocar o preparo nas forminhas de gelo e congelar.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.