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Como o Estresse Pode ser Benéfico Para Saúde

Como o Estresse Pode ser Benéfico Para Saúde, você deve conhecer toda a totalidade dessa condição. Logo porque, o Estresse é uma alteração no estado mental, psicológico e físico. Além disso, normalmente associamos a palavra Estresse a  uma conotação negativa, mas para saber se O Estresse é um inimigo ou um aliado, saiba mais sobre ele.

O que é Estresse? O Estresse é nada mais do que uma resposta indeterminada que o corpo nos dá de uma situação que nos incomoda. Qualquer evento que gera uma resposta emocional pode causar Estresse. Com base nesta ideia, podemos falar de Estresse positivo ou Estresse negativo ou sofrimento que provoca emoções negativas. Na maioria dos casos, será apresentado a oportunidade de escolher um ou outro, tudo vai depender da avaliação que fazemos da situação, e quais recursos emocionais temos para superar o ocorrido. O estresse positivo nada mais é que uma reação do organismo a uma situação difícil ou um problema particular com um caminho claro a seguir, como resolver conflitos e alcançar o sucesso.

Uma de suas principais vantagens é que ele nos ajuda a permanecer ativo e nos motiva a resolver os nossos problemas. Ele aumenta a nossa autoestima e ajuda-nos a conhecer a nós mesmos, também nos ajuda em conflitos internos ou externos que possam surgir. No terreno emocional podemos garantir que o estresse é uma consonância entre o pensamento, emoção e o sentimento, de modo que os resultados podem aparecer em um estado de alegria, satisfação e vitalidade.

Destina-se a relaxar o corpo e a mente para agir de uma maneira mais calma na qual você possa começar a tomar decisões que te ajudará a desenvolver um caráter da qual você aprova, aceitar que na vida sempre há problemas próprios, mas que estes tendem a ser resolvidos mais cedo ou mais tarde.

As pessoas que mais desenvolvem “criatividade” tendem a melhorar seu Estresse positivo. Assim, apostar em técnicas alternativas na gestão de emoções, como a terapia de arte ou teatro terapêutico, pode ajudar e muito contra o mau Estresse. O estresse negativo pode estar relacionado à ansiedade e efeitos psicofisiológicos sobre a pessoa. O Estresse, também pode causar varias doenças ao passar dos anos.

Fase de Alarme (Estresse Positivo): Quando é apresentando uma ameaça real, nosso corpo reage quase instintivamente, e para que possamos lidar com isso precisamos sempre manter a calma. Como podemos notar que isso está acontecendo? Nosso sistema neuroendócrino libera o cortisol, um hormônio que acelera a pulsação, elevando a frequência cardíaca e entrando em um estado de excitação o que leva a uma reação muito mais rápida. Quando a fase de alarme se prolonga no tempo, o corpo continua a funcionar, mas começa acontecer uma série de limitações como:

  • Dores de cabeça que se repetem com mais frequência.
  • A fadiga crônica.
  • Problemas circulatórios.
  • Contraturas musculares.
  • Dores de estômago.
  • Perda de memória ocasional.
  • A falta de concentração.

Fase de Esgotamento (Estresse Negativo e Angustia): Chega um momento que o corpo diz: Basta! Após a exposição contínua ao Estresse. Todo equilíbrio emocional e fisiológico se rompe na pessoa e o seu sistema imunológico começa a ter falhas. Na falta de resistência do sistema imunológico o agente patogênico é reduzido e aí começa a aparecer doenças. O organismo é tão enfraquecido que acomoda patologias e eventos, tais como úlceras, ataques cardíacos, hipertensão, infecções, etc…

Como Prevenir ou Controlar o Estresse: Para evitar o Estresse você deve seguir algumas dicas, que além de ajudarem a manter o Estresse longe, ainda promovem uma boa saúde de forma geral. Enta~confira agora algumas dicas para evitar o Estresse.

  • Compartilhe seus Sentimentos: Fale sobre o que está acontecendo, para liberar a tensão e ajuda-lo a compreender e analisar a si mesmo.
  • Estabeleça Limites: Temos de aprender a estabelecer os limites e dizer “não”, para assim expressar o que sentimos sem ferir nosso interlocutor.
  • Relaxe: Estas são atividades que permitem que você possa relaxar o corpo e a mente, por meio de técnicas tais como relaxamento, férias, etc…
  • Exercício: Toda a atividade física eleva o humor, então praticar qualquer atividade física pode ser uma ótima alternativa para evitar ser afetado pelo estresse.
  • Mantenha uma Dieta Saudável: Isso vai fazer você se sentir bem, enquanto você vai se sentir muito melhor fisicamente. Além de promover uma vida mais saudável.
  • Expectativas Realistas: Quando nós esperamos muito de nós ou de outras pessoas, podemos cair em falsas expectativas, e isso não é bom para nossa saúde psíquica.
  • Tudo no seu Devido Tempo: Nós não devemos ser ansiosos, isso pode agravar o problema do Estresse. Defina-se 30 minutos por dia para encontrar soluções para os seus problemas.

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