Início » Clamídia – O que é, Sintomas, Tratamentos e Causas

Clamídia – O que é, Sintomas, Tratamentos e Causas

Clamídia: O que é, Sintomas, Tratamentos e Causas. Além disso, a Clamídia é a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum em todo o mundo. Essa DST muitas vezes é silenciosa e pode afetar tanto homens quando mulheres, não tem tratamento difícil. Mas, se não receber a devida atenção, pode desencadear problemas mais graves de saúde. confira agora Clamídia: Sintomas, Tratamentos e Causas:

Causas: Clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Ela pode ser transmitida via contato sexual anal, oral ou vaginal e pode também ser congênita, ou seja, pode ser passada de mãe para filho durante a gravidez.

Embora não seja a doença sexualmente transmissível mais é perigosa em geral, a clamídia é uma das infecções mais difundidas e pode levar a sérias conseqüências se não for tratada adequadamente. Qualquer pessoa que pratique sexo desprotegido pode contrair a infecção, uma vez que é transmitida durante os contatos vaginais, anais e orais. No entanto, se os homens agem mais como empreiteiros e, geralmente, não têm quaisquer sintomas específicos, as mulheres são susceptíveis de sofrer de efeitos Clamídia.

Principais Sintomas de Clamídia são:

  • Ardência ao urinar.
  • Dor abdominal.
  • Corrimento vaginal.
  • Corrimento peniano.
  • Penetração dolorosa durante o ato sexual, no caso de mulheres.
  • Sangramento intermenstrual e após a relação sexual.
  • Dor nos testículos.
  • Dor ou secreção retal.
  • Sintomas de doença inflamatória pélvica.

Se você observar qualquer uma dessas ou outras sensações incomuns, não hesite em visitar o seu médico e passar todos os testes necessários. Se não for tratada oportunamente e adequadamente, Clamídia pode danificar o sistema reprodutivo, comprometendo a capacidade de engravidar. A infecção pode afetar o útero e trompas de Falópio ou causar doença inflamatória pélvica. Como outras doenças sexualmente transmissíveis, a clamídia pode ser prevenida usando preservativos e reduzindo o número de parceiros sexuais.

Tratamento de Clamídia: Por ser causada por uma bactéria, o tratamento de clamídia é feito à base de antibióticos. O médico dirá por quanto tempo você deve tomar o medicamento e quantas vezes ao dia. Se você tem clamídia, seu parceiro ou parceira também deve realizar os exames para diagnosticar a doença e, se der positivo, o tratamento ministrado será o mesmo – mesmo que ele ou ela não tenha manifestado quaisquer sintomas. O tratamento de clamídia não garante imunidade para a doença. Ou seja, se não houver o devido cuidado, ela pode retornar.

Medicamentos Para Clamídia: Os medicamentos mais usados para o tratamento de clamídia são:

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.