Início » Cárie Dentária – O que é, Causas e Tratamentos

Cárie Dentária – O que é, Causas e Tratamentos

Cárie Dentária

Cárie Dentária – O que é, Causas e Tratamentos que não deve ser ignorado. Além disso, As cáries dentárias são orifícios e lesões estruturais nos dentes, que são sinais de deterioração. Diversos fatores podem levar uma pessoa a apresentar cáries, que é um dos problemas mais comuns do mundo. A cárie dentária está relacionada à desmineralização do dente, que ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte do dente e a camada do dente logo abaixo dela, a dentina. Então, confira Cárie Dentária – O que é, Causas e Tratamentos.

Cárie Dentária
Cárie Dentária

Tipos de Cárie Dentária: Existem três tipos principais de cárie dentária:

Cárie Coronária: É o tipo mais comum de cárie dentária e ocorre tanto em crianças como em adultos. A cárie coronária se localiza nas superfícies de mastigação ou, ainda, entre os dentes.

Cárie Radicular: À medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente, provocando cárie dentária do tipo radicular.

Cárie Recorrente: A deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas (parte exposta do dente) existentes. Isto porque essas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração e, assim, ao surgimento de cáries dentárias.

Causas da Carie Dentária: As bactérias estão presentes naturalmente na boca. Elas transformam todos os alimentos, especialmente açúcar e amido, em ácidos. As bactérias , os ácidos, os resíduos de comida e a saliva se juntam na boca e formam uma substância pegajosa chamada placa, que adere ao dente. Ela é mais proeminente nos molares traseiros, logo acima da linha da gengiva em todos os dentes, e nas bordas das obturações. A placa que não é removida dos dentes se mineraliza formando tártaro. A placa e o tártaro irritam as gengivas, resultando em gengivite e, por fim, periodontite.

Sintomas de Cárie Dentária: O principal sintoma da cárie dentária é a dor de dente, mas em alguns casos pode ainda existir:

  • Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  • Presença de furinhos em um ou mais dentes;
  • Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
  • Sensibilidade ao tocar num dente;
  • Gengiva inchada e dolorida.

Na fase inicial, muitas vezes a cárie dentária não apresenta qualquer sintoma e, por isso, quando surgem os primeiros sintomas da cárie dentária é muito importante ir imediatamente no dentista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, evitando complicações como uma infecção mais grave ou a perda de um dentes.

Diagnóstico de Cárie Dentária: A melhor forma de confirmar o diagnóstico de cárie dentária é consultar um dentista, pois ele poderá utilizar equipamento especial que permite observar o interior da boca e todos os lados dos dentes, procurando pequenos furos que possa indicar a presença de cáries dentárias. Por vezes, ao observar a presença de um ‘furinho’ no dente, o dentista coloca um instrumento com uma ponta muito fina, dentro desse buraquinho para avaliar sua profundidade e se a pessoa sente dor. Além disso, se a Cárie Dentária se encontrar entre dois dentes, por exemplo, o dentista pode ainda fazer um raio X para identificá-la.

Tratamento Para Cárie Dentária: A única forma de tratar uma cárie dentária é numa consulta com o dentista, não existindo um tratamento caseiro capaz de eliminá-la. Por vezes, basta apenas 1 sessão para eliminar a cárie dentária, com uma obturação no dente, mas quando muitos dentes estão afetados, o tratamento pode ser mais prolongado e dispendioso, podendo ser preciso recorrer ao tratamento de canal ou até mesmo à retirada do dente, que depois precisa ser substituído por uma prótese.

Cárie Dentária
Cárie Dentária

O tratamento de canal também pode ser recomendado se o nervo de um dente parar de funcionar devido a uma cárie dentária ou lesão no dente. O centro do dente, incluindo o nervo e o tecido dos vasos sanguíneos (polpa), é removido junto com as partes deterioradas do dente. As raízes são preenchidas com um material de vedação. O dente é preenchido e, se necessário, coloca-se uma coroa sobre ele.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.