Início » Doenças » Assadura – O que é, Causas e Tratamentos!

Assadura – O que é, Causas e Tratamentos!

Assadura – O que é, Causas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, a assadura é uma irritação na pele devido ao uso de fralda molhada. Muitos bebês ficam com assadura, mesmo aqueles bem cuidados, com pele normal e saudável. As fraldas são uma forma de tornar os bebês manuseáveis mas, inevitavelmente, causam assaduras. Em lugares onde os bebês não usam fraldas, a assadura é desconhecida.

Muitas assaduras são classificadas como uma simples dermatite de contato embora outras possam ser mais sérias devido a infecções causadas por fungos. A assadura não é contagiosa mas é recorrente, surgindo sempre que houver o problema das fraldas molhadas. Quando os bebês crescem, a pele fica menos sensível e a assadura deixa de ser um problema.

Principais Sintomas da Assadura: Pápulas vermelhas e ásperas nas nádegas, genitais ou em outras áreas cobertas por fraldas. A assadura pode vir acompanhada por um cheiro de amônia.

Principais Causas da Assadura: A fralda suja mantém a pele úmida e retém a urina que pode reagir com bactérias das fezes do bebê e produzir irritações na pele. A assadura também ocorre como reação a novos alimentos ou produtos químicos como os perfumes de loções, cremes, sabonetes, e em outros produtos. Amamentar no peito oferece alguma proteção contra a assadura, talvez porque o leite materno apresente menos substâncias irritantes na urina e nas fezes, embora, apesar disso, os bebês também possam ter assaduras.

O que Acontece se Você Não Tomar Providência: A assadura pode ser irritante e incômoda para a criança. Sem o devido cuidado, provavelmente não irá melhorar e poderá trazer sérias complicações como infecções devido a fungos ou bactérias.

Soluções Caseiras: Muitas assaduras melhoram após alguns dias com cuidados caseiros. A melhora deve ser notada dentro de um ou dois dias com o completo desaparecimento da assadura no terceiro ou quarto dia. As medidas caseiras são simples e eficazes.·.

Mudar as Fraldas Mais Frequentemente que o Normal: Essa medida desencorajará qualquer acúmulo de umidade. Para evitar que a assadura piore, lave as nádegas do bebê, ao invés de limpar com pano. Depois de lavar, passe algodão ou lenço de papel delicadamente para secar a área. Não use secador de cabelo para isto pois é muito perigoso e pode queimar acidentalmente a criança. Além disso, não se deve lavar a criança em água corrente pois a temperatura da água pode mudar repentinamente.

Deixar a Área Afetada Ventilar: Embora possa se tornar desagradável, deve-se permitir que o bebê fique sem fralda durante uma hora ou mais todos os dias. Se a fralda não for descartável, deixe o bebê sem calça plástica o maior tempo possível. Essas medidas facilitarão a circulação do ar nas áreas afetadas.

Passe Pomada: Quando for trocar as fraldas, passe pomada de óxido de zinco para proteger a pele das substâncias irritantes da urina e das fezes. Vaselina também pode ser usada, embora permita que mais umidade fique retida sob a pomada. Em todo caso, evitar qualquer pomada se a pele estiver seriamente inflamada ou rachada.

Como Evitar Assaduras: Entre várias outras vantagens que oferece aos bebês, a amamentação no peito traz menos problemas com assaduras – talvez porque o leite materno tenha menos substâncias irritantes. Mas, mesmo um bebê que receba leite materno, pode ficar assado. Alguns meios de evitar a assadura:

Manter as Nádegas Secas: As fraldas devem ser mudadas assim que ficam úmidas ou sujas, mas os recém-nascidos urinam mais ou menos 20 vezes ao dia (caindo para uma média de 6.5 vezes aos 12 meses) e muitos defecam todas as vezes que mamam. Obviamente, não é possível mudar as fraldas a todo momento, mas é recomendável manter o bebê o mais seco e limpo possível.

Lavar Delicadamente a Área: Use água morna e seque bem. Não é preciso utilizar sabonete – que pode ser irritante – quando for mudar as fraldas nem qualquer pomada ou creme quando a pele estiver saudável.

Se Usar Fraldas Descartáveis, Prefira as Superabsorventes: Fraudas com camadas superabsorventes mantêm a pele mais seca e a urina longe da pele, mais do que as fraldas convencionais ou de pano. Usar fraldas superabsorventes pode ser melhor para quando o bebê dormir; de dia ou à noite. Quando lavar as fraldas de pano, enxague-as bem porque resíduos de sabão podem irritar a pele delicada do bebê.

Deixar as Fraldas Frouxas: As fraldas apertadas impedem a circulação do ar e podem contribuir para a irritação da pele.

Pó Mantém a Pele Mais Seca: Se quiser utilizar algum pó, escolha um de amido de milho puro. Não use talco, que é associado a pequeno risco de câncer. Para evitar que o bebê aspire qualquer pó, coloque na mão antes de aplicar na criança.

Cuidado Com Removedores: Muito utilizados para a limpeza de bebês, podem causar irritações pois contêm fragrâncias, álcool e conservantes que podem irritar. Se a pele não ficar irritada, é uma boa ideia usá-los. Se aparecer assadura, mude para água pura.

Introduza Alimentos Sólidos aos Poucos: Para evitar assaduras devido a reações a novos alimentos, evite dar sólidos ao bebê até que ele complete quatro ou seis meses. Se você achar que um alimento está causando assadura, deve suspendê-lo durante um tempo.

Quando Buscar Atendimento Médico: Entrar em contato com o médico se a assadura não melhorar após dois ou três dias, se aparecer em outras áreas, se houver vermelhão nas dobras da pele, bolhas ou se a criança ficar com febre pois pode ser uma infecção ou reação alérgica.

O que o Médico Deverá Fazer: Se houver infecção, o médico receitará antibióticos ou remédios para combater fungos. Poderá também sugerir um creme corticosteroide para reduzir a inflamação se houver uma reação alérgica.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.