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Dicas de Saúde Dieta e Nutrição

As 6 Farinhas Integrais e Seus Benefícios Para Saúde

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As Farinhas Integrais e Seus Benefícios Para Saúde são diversos, pois, as Farinhas Integrais possuem uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Alem disso, as farinhas feitas à base de cereais, sementes ou até mesmo frutas, são boas alternativas na hora de abandonar a farinha branca que tanto está associada à obesidade, doenças crônicas, diabetes e o mal funcionamento do intestino. Dentre os benefícios de incluir as opções saudáveis na alimentação, podemos destacar a inclusão de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organino. As versões de Farinhas Integrais têm ganhado um espaço maior nos mercados e sendo mais utilizadas no preparo de muitos pratos, conquistando cada vez mais o paladar das pessoas.

Além de saudáveis, as Farinhas Integrais podem se tornar ingredientes importantes para quem tem restrições alimentares ou precisa combater o colesterol. Temos muitos tipos disponíveis no mercado. Então, agora confira as melhores farinhas para acrescermos na nossa alimentação saudável e seus benefícios para saúde.

Farinha de Linhaça: A farinha de linhaça é considerada um alimento funcional, que nutre e ainda previne doenças. Existem dois tipos de semente, a linhaça marrom e a linhaça dourada. Ambas possuem os mesmos nutrientes, como o ômega 3 e ômega 6, que previnem doenças cardiovasculares, melhoram circulação sanguínea e ajudam a diminuir a retenção líquidos. A semente também e rica em fibras, que regulam o intestino e controlam o diabetes, tem Vitamina A, Vitamina E, B1, B6, B12, além de Potássio, Sódio, Magnésio, Fósforo, Ferro, Cobre, Zinco, Manganês e Selênio, que são minerais importantes para o nosso organismo.

Farinha de Quinoa: A farinha de quinoa tem sabor leve e é tão saudável quanto a soja, o pequeno grão é riquíssimo em proteína, minerais e vitaminas B1, B2, B3, Vitamina D e Vitamina E, que auxiliam em diversas funções do no nosso metabolismo. Possui grande quantidade de fibras que colaboram com o intestino, ajudam a controlar os níveis de colesterol e glicemia no sangue. A quinoa possui diversos aminoácidos, dentre eles a lisina, uma substância que ajuda a fortalecer a imunidade e está relacionada ao desenvolvimento da inteligência e funções da memória e aprendizado.

Farinha de Soja Preta: A farinha feita com a versão turbinada da soja tradicional é rica em isoflavonas antocianinas, substâncias importantes para combater o colesterol alto e até o câncer. Além disso, a farinha da soja preta tira a fome, dá mais disposição e faz as células absorverem 50% menos gordura. Sem contar suas propriedades que agem contra os radicais livres, retardam o processo de envelhecimento e previnem as rugas.

Farinha de Berinjela: A farinha de berinjela é rica em Vitamina A, Vitamina C e no complexo B, que colaboram para melhorar a visão e as defesas do corpo. Além disso, é um legume rico em água, que apresenta pouca gordura. Na casca da berinjela estão substâncias que ajudam a prevenir o câncer. A farinha de berinjela tem até dez vezes mais fibras que a berinjela in natura, por isso ajuda a tirar fome. Pode ser misturada a caldos, sopas, sucos, vitaminas e iogurtes. Combinada com uma dieta balanceada, duas colheres da farinha de berinjela todas os dias ajudam a secar barriga.

Farinha de Maracujá: A parte branca da casca do Maracujá e rica em pectina, que impede a absorção de gordura presente nos alimentos. Na forma de farinha, cerca de 20% dessa fibra solúvel presente e, quando no estomago se transforma em um gel que diminui a fome.

Farinha de Painço: Combina bem com a farinha da soja preta tem sabor ligeiramente adocicado, muitos parecido com a farinha de sorgo e da farinha de milho. Por isso, é possível diminuir um pouquinho a quantidade de açúcar da receita, caso deseje substituir a farinha de trigo pela farinha de painço. Nos pães e bolos, ela deixa uma aparência mais crocante. O painço é rico em proteínas e é um dos grãos com maior facilidade para digestão.

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