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As 15 Formas de Como Prevenir a Doença de Alzheimer

Alzheimer é uma doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. Além disso , no início, alguém com doença de Alzheimer pode notar leve confusão e dificuldade em lembrar. Eventualmente, as pessoas com a doença pode até esquecer pessoas importantes em suas vidas e sofrer mudanças de personalidade dramática.

A Doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. Na Doença de Alzheimer, as células cerebrais degeneram e morrem, causando um declínio constante na memória e função mental. Então, confira agora as 15 Formas de Prevenir a Doença de Alzheimer:

Tenha Cuidado com as Gorduras Ruins: O tipo de gordura que você come altera o funcionamento do seu cérebro para o bem ou para o mal. Evite gorduras saturadas, pois elas causam sérios danos às células do cérebro e prejudicam seu funcionamento. Substitua esses produtos por alimentos com baixo teor de gordura.

Beber 1 Taça de Vinho Tinto por Dia: O vinho tinto possui antioxidantes que ajudam a proteger os neurônios de produtos tóxicos, evitando lesões no cérebro. Desta forma, é possível manter o cérebro saudável e ativo, evitando o desenvolvimento de Alzheimer.

Praticar 30 Minutos de Exercício por Dia: Fazer exercício físico regular pode diminuir até 50% as chances de desenvolver Alzheimer e, por isso, é importante fazer 30 minutos de atividade física 3 a 5 vezes por semana.

Causas da Doença de Alzheimer: Acredita-se que a causa da Doença de Alzheimer seja o acúmulo das proteínas beta-amiloide na região cerebral também associada à diminuição do neurotransmissor acetilcolina. No entanto suas causas ainda não estão totalmente esclarecidas, mas sabe-se que ela pode estar relacionada a alguns desses fatores de risco:

  • Idade.
  • Aterosclerose.
  • Influência genética.
  • Traumatismo craniano.
  • Contaminação com metais como mercúrio e alumínio.

Jogue Jogos de Estratégia Diariamente: As atividades que estimulam o cérebro ajudam a reduzir o risco de desenvolver a Doença de Alzheimer porque mantêm o cérebro ativo. Assim, deve-se guardar 15 minutos por dia para fazer essas atividades, como fazer jogos de estratégia, puzzles ou palavras cruzadas. Sigas as seguintes dicas e previna-se contra a Doença de Alzheimer:

  • Treine a memória, memorizando a lista de compras, por exemplo.
  • Aprenda algo novo, como falar uma nova língua ou tocar um  novo instrumento.
  • Outra atividade que estimula o cérebro é ler livros, revistas ou jornais, pois além da leitura o cérebro também retém informações, treinando várias funções ao mesmo tempo.

Use a Cafeína com Freqüência: A cafeina possui a capacidade de combater as toxinas da Doença de Alzheimer no cérebro, por isso o uso da cafeina, sem exageros, é uma das Formas de Como Prevenir a Doença de Alzheimer, além de ajuda diminuir o comprometimento, caso a demência já tenha se iniciado. Além isso, outras pesquisas mostram que beber café desde a juventude reduz o risco da Doença de Alzheimer. A bebida funciona como um anti-inflamatório que ajuda a bloquear os efeitos do colesterol no cérebro, além de ser uma ótima fonte de antioxidantes.

Cuide da sua Alimentação: Todos sabemos que é muito importante manter uma alimentação saudável, já que é comprovado que alguns alimentos podem influenciar na possibilidade de desenvolver a Doença de Alzheimer. Você deve aumentar o consumo de alimentos ricos em gordura “boa”, ou monoinsaturada, como as nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, pistache, abacate, canela e azeitonas, e gordura poli-insaturada, e principalmente o ômega 3 e alimentos de folhas de cor verde escura.

Outros nutrientes como a vitamina E, presente também no gérmen de trigo, cereais com casca, folhas verdes e nozes, vitamina B12 em produtos animais, vitamina B9 em alimentos como ervilhas, vegetais verdes, laranjas, também pode ajudar e muito você a Prevenir a Doença de Alzheimer. Reduza o consumo de carne vermelha, alimentos refinados, manteigas e gorduras derivadas de laticínios, pois estes alimentos pode atrapalhar você na prevenção da Doença de Alzheimer.

Adote a Dieta Mediterrânea: Faça a dieta mediterrânea, que é rica em vegetais, peixes e frutas ajuda a nutrir corretamente o cérebro, impedindo problemas graves, como a Doença de Alzheimer ou demência. Alguns desses alimentos presente na dieta mediterrânea são ótimos conta essa doença, mas confira algumas Formas de Como Prevenir a Doença de Alzheimer que você pode juntar a essa dieta:

  • Ingerir todos os dias vegetais com folhas verdes;
  • Comer peixe rico em ômega 3, como salmão, atum, truta e sardinhas;
  • Comer alimentos ricos em selênio, como castanha-do-pará, ovo ou trigo;
  • Fazer 4 a 6 pequenas refeições por dia, ajudando a manter os níveis de açúcar estáveis;
  • Evitar alimentos ricos em gordura, como embutidos, produtos industrializados e salgadinhos.

Além de Prevenir a Doença de Alzheimer, a dieta mediterrânea equilibrada também ajuda a prevenir problemas cardíacos, como infarto ou insuficiência cardíaca, por exemplo.

Atente-se ao Excesso de Peso: Alguns estudos mostram que indivíduos com sobrepeso ou obesidade apresentam um degeneração severa do cérebro, o que causa encolhimento do órgão e cria condições para o surgimento de demência ou da Doença de Alzheimer. Sabe-se que uma dieta com menos calorias está relacionada à redução da taxa de envelhecimento do cérebro, ou seja, as pessoas que consomem menos calorias têm cérebros mais sadios, mais funcionais e, consequentemente, com menor risco de apresentar a Doença de Alzheimer.

Controle a Pressão Arterial: Uma pressão arterial alta está relacionada com o surgimento da demência e da Doença de Alzheimer. Sendo assim, pacientes com hipertensão devem seguir indicações do clínico geral e fazer, pelo menos 2 consultas por ano para avaliar a pressão arterial e verificar se há sinais da Doença de Alzheimer.

Beba Vinho Moderadamente: Uma das Formas de Como Prevenir a Doença de Alzheimer mais delicadas é beber um copo de vinho todos os dias, pois isso pode ajudar a retardar a demência e consequentemente a Doença de Alzheimer. O alto teor de antioxidantes presente nesta bebida ajuda a manter sua mente em ótimas condições. Alguns antioxidantes possui uma ação relaxante nas artérias, causam a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando a circulação do sangue, e estimulam assim o desempenho cognitivo, essa característica faz com que o vinho seja um bom aliado para Prevenir a Doença de Alzheimer.

Controle o Estresse: O cérebro libera hormônios chamados corticosteroides quando você está numa situação de estresse, hormônio esse que podem lhe proteger em momentos de crise. Mas o estresse constante, causado por situações cotidianas, pode ser perigoso e, a longo prazo, destruir as células do cérebro, sendo um fator que está relacionado diretamente com o surgimento da Doença de Alzheimer. O estresse psicológico, causado por eventos repentinos e traumáticos como a morte de um ente querido, uma mudança radical ou algo de escala parecida, pode deixar sequelas que, no futuro, podem ser a causa da Doença de Alzheimer.

Deixe o Cigarro: O tabagismo é um dos fatores de risco da Doença de Alzheimer, mais alarmantes, pois foi constatado que as pessoas que fumam têm uma chance maior de sofrer com a Doença de Alzheimer do que aquelas que se não fazem uso do cigarro. Se você ainda não conseguiu se livrar deste hábito, que mata milhões de pessoas em todo o mundo, recomendamos buscar alternativas para parar de fumar.

Tenha um Sono de Qualidade: Muitos estudos mostram que dormir mal ou não dormir, com frequência pode provocar um tipo de dano cerebral semelhante ao da Doença de Alzheimer. Também se concluiu que um bom sono ajuda a manipular os níveis da beta-amiloide. Por isso, dormir bem pode manter os níveis dessa toxina mais baixos, o que ajuda a prevenir os sintomas da Doença de Alzheimer.

Dormir 8 Horas por Noite: Dormir pelo menos 8 horas por noite ajuda a regular o funcionamento do cérebro, aumentando a capacidade para pensar, guardar informação e resolver problemas, prevenindo o surgimento de demências.

Coma Chocolate: O cacau, principal componente do chocolate, contém uma enorme quantidade de antioxidantes chamados flavonoides, que, por sua vez, têm excelentes propriedades para a proteção do coração e do cérebro. O chocolate quente com leite, por exemplo, aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. O cacau em pó contém duas vezes mais flavonoides do que o chocolate amargo, que, por sua vez, tem o dobro da quantidade de flavonoides do chocolate com leite. Por outro lado, a porcentagem deste composto no chocolate branco é nula. E prefira a versão amarga, pois tem muito mais qualidades.

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