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As 13 Principais Fontes de Proteína

As Principais Fontes de Proteína são diversificadas pois a Proteína pode ser encontrada em vários lugares e de muitas formas distintas. Além disso, quando se fala em alimentos Fontes de Proteína, logo vem á cabeça um pedaço de carne, não é mesmo? A segunda opção, provavelmente, seria o leite e em seguida ovos.

Mas saiba que os vegetais também são excelentes Fontes de Proteína. Entretanto, há algumas diferenças entre as Proteínas de origem animal e vegetal. Ambas possuem vantagens e desvantagens. O benefício da Proteína vegetal é a ausência de gordura nociva à saúde.

Principais Fontes de ProteínaOs vegetais têm a grande vantagem de não vir acompanhados de gorduras saturadas, presentes nos alimentos de origem animal e prejudiciais à saúde, Já a Proteína animal é conhecida por ser mais completa. Ela tem essa fama justamente por conter todos os aminoácidos essenciais em sua composição. A Proteína é composta de amidoácidos e o corpo precisa de oito aminoácidos por meio da alimentação para que o organismo seja capaz de produzir a Proteína de que necessita. Então confira agora As 13 Principais Fontes de Proteína:

Principais Fontes de Proteína Animal: Carnes, peixes, ovos e laticínios estão no grupo das Proteínas de origem animal, consideradas de alto valor biológico. São aquelas que contêm todos os aminoácidos essenciais em boa quantidade. Isso quer dizer que qualquer um desses alimentos oferece todos os aminoácidos de que precisamos. Porém, devem ser priorizados alimentos com baixo teor de gordura, como leite desnatado e carnes magras. por serem ricos em gordura saturada, se consumidos em excesso, podem acumular gordurinhas no corpo e elevar o colesterol. Por isso, confira as Proteínas mais benéficas para o organismo:

Peixe: Eles possuem Proteína de ótima qualidade, rica em aminoácidos essenciais, isso é, que não são produzidos pelo organismo. Quanto ao teor de gordura, apesar de existirem tipos de peixes mais gordurosos que outros, podemos dizer que é uma carne com baixo teor quando comparamos às carnes bovina ou suína.

Frango: Em segundo lugar ,temos essa carne, mas é importante ter cuidado de retirar toda a pele antes do consumo e dar preferência ao peito do frango.

Porco: Por incrível que pareça, a carne de porco atual já pode ser considerada saudável. De acordo com pesquisas, a carne de porco, desde a década de 80, perdeu 31% de gordura, 14% de calorias e teve o percentual de massa magra aumentada. Por isso, podemos incluí-la no cardápio mensal mais vezes.

Boi: Apesar de ter uma Proteína de excelente qualidade, também possui grande quantidade de gordura saturada, o que favorece problemas cardíacos. Assim, não é um alimento que pode ter seu consumo liberado muitas vezes na semana.

Principais Fontes de Proteína:

  • Carnes bovina
  • Carnes suína
  • Frango
  • Peixes
  • Ovos
  • Leite e derivados

Fontes de ProteínaPrincipais Fontes de Proteína Vegetal: Algumas Proteínas não contém certos aminoácidos essenciais em quantidade suficiente e recebem o nome de Proteínas incompletas ou de baixo valor biológico. São, geralmente, as de origem vegetal. Associando os vegetais proteicos com alimentos de origem animal, o organismo obtém todos os aminoácidos necessários, Porém, também é possível conseguir esse resultado combinando várias Fontes de Proteína vegetais.

Um exemplo clássico é o ‘casamento’ do arroz com o feijão. O arroz é pobre em metionina e rico em lisina, já o feijão é rico em metionina e pobre em linina, então um acaba compensando o outro. Dessa forma, o que falta de aminoácidos em um vegetal pode ser encontrado em outro.

Não existem aminoácidos que não possam ser encontrados em vegetais, portanto, o importante é variar o cardápio, incluindo diferentes Fontes de Proteína vegetal. E o arroz com feijão pode estar presente todos os dias, pois além da combinação de aminoácidos, ainda oferece carboidratos e vitaminas.

Principais Fontes de Proteína:

  • Grãos
  • Oleaginosas
  • Sementes de linhaça
  • Gergelim
  • Quinoa
  • Trigo
  • Aveia

As Proteínas de origem vegetal, principalmente das leguminosas e cereais integrais, quando combinadas, proporcionam o necessário para o organismo, sobretudo se o indivíduo tiver uma alimentação bem variada.

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