Início » As 10 Causas da Acantose Nigricans

As 10 Causas da Acantose Nigricans

As Causas da Acantose Nigricans que não devemos ignorar. Além disso, a Acantose Nigricans é um distúrbio da pele caracterizado por escurecimento ( hiperpigmentação ) e espessamento ( hiperqueratose ) da pele, ocorrendo principalmente nas dobras da pele na axila (axila), na virilha e na parte de trás do pescoço. A Acantose Nigricans não é uma doença de pele per se, mas um sinal cutâneo de uma condição ou doença subjacente. Existem dois tipos importantes de acantose: benigna e maligna. Embora classicamente descrito como um sinal de malignidade interna, isso é muito raro. Os tipos benignos, às vezes descritos como “pseudoacanthosis nigricans”, são muito mais comuns. Então, confira agora As 10 Causas da Acantose Nigricans:

Causas da Acantose NigricansCausas da Acantose Nigricans: A Acantose Nigricans pode afetar pessoas de outra forma saudáveis. Existem muitas outras possíveis causas de Acantose Nigricans, incluindo:

  • Distúrbios genéticos, incluindo síndrome de Down
  • Distúrbios hormonais, como diabetes, obesidade
  • Câncer, como câncer do sistema digestivo, fígado, rim, bexiga ou linfoma
  • Alguns medicamentos, incluindo hormônios como hormônio de crescimento humano ou pílulas anticoncepcionais
  • A doença de Addison, uma condição causada por uma deficiência de hormônios da glândula adrenal
  • Distúrbios da glândula pituitária dentro do cérebro
  • Terapia com hormônio de crescimento
  • Hipotireoidismo (baixos níveis de hormônio da tireoide causados ​​pela diminuição da atividade da glândula tireoidea)
  • Contraceptivos orais

A maioria das pessoas com Acantose Nigricans tem um nível de insulina maior do que o das pessoas do mesmo peso que não possuem Acantose Nigricans. Comer muitos alimentos errados, especialmente amidos e açúcares, podem aumentar os níveis de insulina. Raramente, pessoas com certos tipos de câncer também podem desenvolver Acantose Nigricans.

Sintomas da Acantose Nigricans: Acantose Nigricans geralmente aparece devagar e não causa quaisquer sintomas além das alterações da pele. Eventualmente, a pele escura e aveludada com marcas e vincos muito visíveis aparece nas dobras das axilas, das virilhas e do pescoço e sobre as articulações dos dedos das mãos e dos pés. Às vezes, os lábios, palmeiras, solas dos pés ou outras áreas são afetadas. Estes sintomas são mais comuns em pessoas com câncer.

Diagnóstico da Acantose Nigricans: Seu médico geralmente pode diagnosticar Acantose Nigricans observando sua pele. Uma biópsia de pele pode ser necessária em casos raros. Se não houver uma causa clara de Acantose Nigricans, seu provedor pode solicitar testes. Estes podem incluir:

  • Testes de sangue para verificar o nível de açúcar no sangue ou nível de insulina
  • Endoscopia
  • Raios X

Tratamentos da Acantose Nigricans: Nenhum tratamento é necessário, pois Acantose Nigricans só causa uma alteração na cor da pele. Se a condição está afetando sua aparência, o uso de hidratantes contendo lactato de amônio ou hidroquinona pode ajudar a aliviar a pele. Certos laser podem também ajudar a aparência. No entanto, é importante tratar qualquer problema médico subjacente que possa estar causando essas alterações na pele. Quando Acantose Nigricans está relacionado à obesidade, perder peso geralmente melhora a condição.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.