Início » Amnésia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Amnésia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

amnésia

Amnésia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, a Amnésia refere-se à perda de memórias, como fatos, informações e experiências. Embora não tem senso de quem você é, é um dispositivo de trama comum em filmes e televisão, a Amnésia da vida real geralmente não causa perda de auto-identidade. Em vez disso, as pessoas com Amnésia – também chamadas síndrome amnésica – geralmente são lúcidas e sabem quem são, mas podem ter problemas para aprender novas informações e formar novas memórias. A Amnésia pode ser causada por danos nas áreas do cérebro que são vitais para o processamento da memória.

AmnésiaAo contrário de um episódio temporário de perda de memória (Amnésia global transitória), a Amnésia pode ser permanente. Não há tratamento específico para a Amnésia, mas as técnicas para melhorar a memória e o apoio psicológico podem ajudar as pessoas com Amnésia e suas famílias a lidar.

Causas de Amnésia: A função de memória normal envolve muitas partes do cérebro, e qualquer doença ou lesão que afeta o cérebro pode interferir com as complexidades da memória. A Amnésia pode resultar de danos nas estruturas cerebrais que formam o sistema límbico, que controla suas emoções e memórias.

Essas estruturas incluem o tálamo, que se encontra no centro do cérebro e as formações do hipocampo, que se situam dentro dos lobos temporais do cérebro. A Amnésia causada por lesão cerebral ou danos é conhecida como Amnésia neurológica. Possíveis causas da Amnésia neurológica incluem:

  • Acidente vascular encefálico
  • Inflamação cerebral (encefalite) como resultado de uma infecção com um vírus, como o vírus do herpes simple, como uma reação auto-imune ao câncer em algum outro lugar do corpo (encefalite límbica paraneoplásica) ou como uma reação auto-imune na ausência de câncer
  • Falta de oxigênio adequado no cérebro, por exemplo, de ataque cardíaco, angústia respiratória ou intoxicação por monóxido de carbono
  • Abuso de álcool a longo prazo que leva à deficiência de tiamina (vitamina B-1) (síndrome de Wernicke-Korsakoff)
  • Tumores nas áreas do cérebro que controlam a memória
  • Doenças cerebrais degenerativas, como a doença de Alzheimer e outras formas de demência
  • Convulsões
  • Certos medicamentos, como os benzodiazepínicos

Os ferimentos na cabeça que causam uma concussão, seja por acidentes de carro ou esportes, podem levar a confusão e problemas lembrando novas informações. Isto é especialmente comum nos estágios iniciais da recuperação. Mas as lesões na cabeça geralmente não causam Amnésia grave.

Outro tipo de Amnésia rara, chamada Amnésia dissociativa (psicogênica), decorre de choque emocional ou trauma, como ser vítima de um crime violento. Nesta desordem, uma pessoa pode perder memórias pessoais e informações autobiográficas, mas geralmente apenas brevemente.

Sintomas de Amnésia: As duas principais características da Amnésia são:

  • Capacidade prejudicada de aprender novas informações após o início da Amnésia (Amnésia anterógrada)
  • Capacidade prejudicada de recordar eventos passados ​​e informações previamente conhecidas (Amnésia retrógrada)

A maioria das pessoas com Amnésia tem problemas com a memória de curto prazo – eles não podem reter novas informações. As memórias recentes são mais prováveis ​​de serem perdidas, enquanto memórias mais remotas ou profundamente enraizadas podem ser poupadas. Alguém pode recordar experiências da infância ou conhecer os nomes dos ex-presidentes, mas não ser capaz de nomear o atual presidente ou lembrar o mês em que é ou o que foi para o café da manhã.

A perda de memória isolada não afeta a inteligência, o conhecimento geral, a consciência, a capacidade de atenção, o julgamento, a personalidade ou a identidade de uma pessoa. As pessoas com Amnésia geralmente podem entender palavras escritas e faladas e podem aprender habilidades, como andar de bicicleta ou jogar piano. Eles podem entender que eles têm uma desordem de memória.

A Amnésia não é a mesma coisa que a demência. A demência geralmente inclui perda de memória, mas também envolve outros problemas cognitivos significativos que levam a um declínio na capacidade de realizar atividades diárias. Um padrão de esquecimento também é um sintoma comum de comprometimento cognitivo leve (MCI), mas a memória e outros problemas cognitivos no MCI não são tão graves quanto os experimentados na demência. Dependendo da causa da Amnésia, outros sinais e sintomas podem incluir:

  • Confusões falsas (confabulação), completamente inventadas ou compostas por memórias genuínas mal colocadas no tempo
  • Confusão ou desorientação

Quando Consultar um Médico: Qualquer pessoa que experimente perda de memória inexplicada, ferimento na cabeça, confusão ou desorientação requer atenção médica imediata. Uma pessoa com Amnésia pode não ser capaz de identificar sua localização ou ter a presença de espírito para procurar cuidados médicos. Se alguém que conhece tem sintomas de Amnésia, ajude a pessoa a obter atendimento médico.

Complicações de Amnésia: A Amnésia varia em gravidade e escopo, mas mesmo Amnésia leve tem um impacto nas atividades diárias e qualidade de vida. A síndrome pode causar problemas no trabalho, na escola e em contextos sociais. Pode não ser possível recuperar memórias perdidas. Algumas pessoas com graves problemas de memória precisam viver em uma situação supervisionada ou em um centro de cuidados prolongados.

Fatores de Risco de Amnésia: A chance de desenvolver Amnésia pode aumentar se você tiver experimentado:

  • Cirurgia cerebral, traumatismo craniano ou trauma
  • Acidente vascular encefálico
  • Abuso de álcool
  • Convulsões

AmnésiaTratamentos de Amnésia: O tratamento para a Amnésia concentra-se em técnicas e estratégias para ajudar a resolver o problema da memória.

Terapia Ocupacional: Uma pessoa com Amnésia pode trabalhar com um terapeuta ocupacional para aprender novas informações para substituir o que foi perdido ou para usar memórias intactas como base para receber novas informações. O treinamento de memória também pode incluir uma variedade de estratégias para organizar informações para que seja mais fácil de lembrar e para melhorar a compreensão da conversação prolongada.

Assistência Tecnológica: Muitas pessoas com Amnésia acham útil usar tecnologia inteligente, como um smartphone ou um tablet portátil. Com algum treinamento e prática, mesmo pessoas com Amnésia severa podem usar esses organizadores eletrônicos para ajudar com as tarefas do dia-a-dia. Por exemplo, os smartphones podem ser programados para lembrá-los sobre eventos importantes ou para tomar medicamentos. As ajudas de memória de baixa tecnologia incluem cadernos, calendários de parede, cuidadores de pílulas e fotografias de pessoas e lugares.

Medicamentos ou Suplementos: Nenhum medicamento está atualmente disponível para tratar a maioria dos tipos de Amnésia. A Amnésia causada pela síndrome de Wernicke-Korsakoff envolve a falta de tiamina. O tratamento inclui a substituição desta vitamina e a nutrição adequada. Embora o tratamento, que também inclua a abstinência do álcool, pode ajudar a prevenir novos danos, a maioria das pessoas não recuperará toda a memória perdida.

Os pesquisadores estão investigando vários neurotransmissores envolvidos na formação da memória, o que pode um dia levar a novos tratamentos para distúrbios da memória. Mas a complexidade dos processos cerebrais envolvidos torna improvável que um único medicamento seja capaz de resolver problemas de memória.

Prevenção de Amnésia: Como o dano ao cérebro pode ser uma causa raiz da Amnésia, é importante tomar medidas para minimizar suas chances de uma lesão cerebral. Por exemplo:

  • Evite o uso excessivo de álcool.
  • Use um capacete quando andar de bicicleta e um cinto de segurança ao dirigir.
  • Trate qualquer infecção rapidamente para que não tenha a chance de se espalhar para o cérebro.
  • Procure tratamento médico imediato se tiver quaisquer sintomas que sugerem um acidente vascular cerebral ou aneurisma cerebral, como uma dor de cabeça severa ou entorpecimento unilateral ou paralisia.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.