Início » Doenças » Alcoolismo Agudo – Causas, Sintomas e Tratamentos

Alcoolismo Agudo – Causas, Sintomas e Tratamentos

Alcoolismo Agudo

Alcoolismo Agudo – Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos ignora, pois. Além disso, o Alcoolismo Agudo é uma intoxicação provocada pelo abuso de bebidas alcoólicas, independentemente do hábito de beber.

Os sintomas variam com a dose de álcool ingerida e vão desde a maneira de caminhar caraterística do ébrio até à perda da coordenação muscular, da diminuição dos processos mentais até à completa inconsciência ou coma.

Normalmente, os sintomas vão desaparecendo à medida que se verifica a combustão do álcool nos processo metabólicos do organismo.

Alcoolismo Agudo

Em casos extremos de intoxicação Alcoólica Aguda, pode causar a morte. A recuperação de uma crise de Alcoolismo Agudo é frequentemente acompanhada da chamada ressaca, dor de cabeça, náuseas e desidratação.

Alguns destes efeitos não dependem do álcool, mas sim de substâncias que o acompanham, responsáveis pelas diferenças de sabor e de ação das diversas espécies de bebidas alcoólicas. Em geral, numa bebida alcoólica, os efeitos dessas substâncias são insignificantes quando comparados com os do álcool nela contido.

Os efeitos iniciais agradáveis de álcool são bem conhecidos. A bebida é a companhia habitual de muitas reuniões sociais, o que não constitui normalmente um perigo para a saúde quando em doses muito moderadas. Contudo, não se deve esquecer que um grande número de acidentes nas estradas é provocado pela embriaguez dos condutores.

Causas de Alcoolismo:

  • O desejo de integra um grupo.
  • Teste seus limites com álcool.
  • Fazer uma espécie de ritual.
  • Quero esquecer os problemas relacionados á adolescência.
  • Mascarar o medo de responsabilidades.

Sintomas do Alcoolismo Agudo: Em estágios avançados, o Alcoolismo Agudo se torna fisiológico, ou seja, a bebida deixa o organismo dependente dela. É possível perceber mudanças significativas na vida da pessoa, que cai em um verdadeiro ciclo vicioso. Para esquecer-se dos problemas causados pelo álcool, ela passa a beber cada vez mais. Como seu organismo é tolerante à bebida, ele exige uma quantia cada vez maior de álcool.

Quando a pessoa é extremamente viciada, ela pode ter diversos tipos de doenças. O álcool deixa seu sistema imunológico comprometido, além de aumentar o risco de doença cardíaca e infecções respiratórias. O alcoólatra também pode sofrer de hepatite e ter lesões cerebrais irreversíveis.

O consumo desenfreado de álcool faz com que a pessoa tenha sua vida pessoal comprometida. A princípio ela nega seu vício, mas acumula ressentimento por sua dependência. Em casos sérios torna-se agressiva e psicótica. Muitas vezes tem alucinações visuais e auditivas. Sua vida financeira passa a ser comprometida, e ela já não consegue ter nenhum controle sobre o consumo do álcool.

Tratamentos Para o Alcoolismo Agudo: Não existe cura para o Alcoolismo Agudo, mas o Alcoolismo Agudo pode ser tratado, não importa a idade do doente. Existem várias formas de acabar com o problema, como, por exemplo, grupos de ajuda, terapia e tratamento com acompanhamento médico.

Como o alcoólatra não percebe o grau de sua doença é importante que seus familiares e amigos o aconselhem a procurar ajuda. O primeiro passo é convencer o alcoólatra que ele está doente.

Normalmente a internação é o caminho mais indicado de inicio, para que o doente possa se desintoxicar. Tratamentos baseados na melhoria da cognição e do comportamento são os mais indicados. Aos poucos, com a redução do Alcoolismo Agudo, a pessoa volta a ter habilidades sociais e a se manter em controle.

Depois do processo de desintoxicação, o doente deve ser encaminhado para uma terapia com acompanhamento médico. Um programa recomendado é o “12 passos” dos Alcoólatras Anônimos. Os encontros são conversacionais e ajudam o ex-alcoólatra a viver sem ter a bebida no seu sangue.

Primeiros Socorros: Quando você estiver em lugar em que uma pessoa apresenta sintomas de embriaguez aguda, faça os seguintes procedimentos:

Com a vítima Consciente:

  • Dê a ela bebidas muito açucaradas.
  • Tente provocar o vômito para que ela elimine o conteúdo gástrico.
  • Vigie suas funções vitais.
  • Procure manter a vítima com a mesma temperatura corporal.

Com a Vítima Inconsciente:

  • Mantenha a sua temperatura corporal.
  • Vigie suas funções vitais.
  • Coloque açúcar debaixo da sua língua.
  • Deixe a pessoa em via aérea permeável.
  • Leve-a ao hospital o mais rápido possível.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.